No Livro de 1 Samuel fica claro que Deus age na história. Até mesmo as situações de maior rebeldia e pecaminosidade podem ser usadas por ele para executar o seu plano divino. A corrupção dos filhos de Eli e a sua falta de vontade de lidar com eles transformam-se no ambiente em que o pequeno Samuel é preparado para o ministério.

A rejeição de Deus e a exigência de um rei por Israel tornam-se a base para o estabelecimento de uma linhagem real terrena que propiciará a entrada de Deus na história humana através da pessoa do Messias.

Finalmente, Saul, que teve um começo tão maravilhoso, termina a sua vida em tragédia e suicídio. Então, por causa da insanidade de Saul, Dai é trazido do curral de ovelhas para as cortes do rei. O ciúme insensato de Saul e a sua furiosa perseguição a Davi fornecem o pano de fundo em que chega ao trono o maior rei de Israel, “um homem segundo o coração de Deus”.

Observe que não é apenas nos grandes momentos da história que a mão de Deus é óbvia. As seguintes lições também são evidentes em 1 Samuel:

  • Deus intervém na dor e miséria de Ana para dar a ela não um filho apenas, mas três filhos e duas filhas.;
  • Embora o homem valorize a aparência externa, Deus olha o coração;
  • Obediência é melhor do que sacrifício, indicando que Deus se preocupa tanto com o coração do homem quanto com as suas ações;
  • Deus não poupa nem mesmo aqueles que, estando em alta posição, pecam, mas continua sendo um Deus de paciência e perdão.
Veja Também!  Conheça as verdades reveladas no Livro de Ageu!

Referências Bíblicas:

“Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.”

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”

“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”

Gostou das lições práticas de hoje? Escreva nos comentários!

Conheça outras lições práticas clicando aqui!



Ofertas de Bíblias Sagradas: https://amzn.to/36quRy6
Ofertas de Livros de Teologia: https://amzn.to/3eSnS4w
Ofertas de Livros sobre Vida Cristã: https://amzn.to/3kp5DVH
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir" 
 
Veja Também!  Lições Práticas | A Oferta da Viúva Pobre

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here