Os tipos de Amor!

O amor não é apenas um sentimento, mas uma virtude que todos os cristãos deveriam buscar. O amor a Deus, aos nossos irmãos, aos nossos amigos e familiares. A Bíblia também afirma que Deus é o próprio amor e quem não ama ainda não o conheceu. Mas você sabia que existem vários tipos de amor? Ao todo, conhecemos 4 tipos: Ágape, Philos, Eros e Stergos. Conheça melhor sobre cada um deles agora.

1O amor Ágape

O amor Ágape indica a escolha de servir a Deus, amar ao próximo e aceitar-se sem esperar recompensa. Esse tipo de amor foi evidenciado nas palavras de Jesus, quando ele foi interrogado sobre qual seria o maior mandamento da lei:

E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.
E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
(Mateus 22:34-40)

Uso Bíblico: O amor é paciente; é benigno; não arde em ciúmes; não se ufana; não se ensoberbece; não se conduz inconvenientemente,; não procura os seus interesses; não se exaspera; não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça; regozija-se com a verdade; tudo sofre; tudo crê; tudo espera; tudo suporta (1 Coríntios 13:1-13).

Veja Também!  Respostas Bíblicas | Saiba como vencer o pecado em 4 passos!

2O amor Philos

O amor Philos refere-se à estima e afeição refletidas no interesse afetuoso que os amigos possuem uns pelos ouros. A expressão foi usada no Novo Testamento e, às vezes, pode ser encontrada com o mesmo significado do amor ágape. O amor Philos foi demonstrado pelo amor de Pedro a Jesus descrito no evangelho de João:

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
(João 21:15-17)

Uso Bíblico: A natureza do amor de Pedro é a questão. Jesus usa ágape (compromisso altruísta) em suas perguntas; Pedro usa philos (estima ou alta consideração) em sua resposta.

Veja Também!  10 Versículos sobre a Palavra de Deus

3O amor Eros

O amor Eros descreve o amor ávido entre duas pessoas, incluindo o intenso desejo sexual entre elas. Podemos ver a manifestação da beleza desse amor no livro Cânticos de Salomão. Deus criou o amor Eros para ser puro e aproveitado somente durante o matrimônio. No entanto, o inimigo plantou no coração humano o pecado, que perverteu o amor Eros de puro para imoral, através da prostituição. “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra” (1 Tessalonicenses 4:4).

4O amor Stergos

O amor Stergos não aparece no Novo Testamento. Ele alude à afeição, especialmente entre os membros de uma mesma família.

Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!

Gostou da mensagem? Escreva nos comentários!

tipos de amor



Ofertas de Bíblias Sagradas: https://amzn.to/36quRy6
Ofertas de Livros de Teologia: https://amzn.to/3eSnS4w
Ofertas de Livros sobre Vida Cristã: https://amzn.to/3kp5DVH
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir" 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here