Os votos nas Escrituras eram expressões voluntárias de devoção e poderiam ser feitos tanto por homens quanto por mulheres. Ao mesmo tempo, ma vez pronunciados em voz audível, tornavam-se deveres sagrados e poderiam ser:

  • Positivos: uma promessa de dar alguma coisa;
  • Negativos: uma promessa de se abster de algo.

Os votos no Antigo Testamento!

No Antigo Testamento, os votos eram frequentemente promessas condicionais feitas a Deus, e dependiam que Ele fizesse algo para promover um ato de devoção. Este foi o caso de Ana. Ela prometeu que, se Deus lhe desse um filho, iria dedicá-lo ao Senhor. Por outro lado, alguns votos eram feitos unicamente como expressão de uma devoção pessoal, independente de quaisquer condições, como o voto de Rute a Noemi.

Praticamente qualquer coisa poderia ser prometida a Deus por um voto. Esses votos eram feitos no contexto do culto. Números 30 acompanha a discussão sobre ofertas e festas. Em gratidão por todos os seus benefícios, o salmista cumpria seus votos ao Senhor (Salmo 116:12-14).

Veja Também!  10 Versículos para o Dia da Bíblia

A promessa mais sagrada!

A promessa mais sagrada feita nas Escrituras – o voto que não pode ser quebrado – é a aliança que Deus fez com o seu povo. Por várias vezes Deus repetiu o seu voto de manter as promessas que havia feito a Abraão e a Israel. O No Testamento confirma o fato de que as promessas de Deus são um juramento.

Jesus ensinou que a palavra ou promessa de uma pessoa vale tanto quanto um juramento sagrado, não importando a inteligência ou engenhosidade de seu fraseado (Mateus 5:33-37). Quer condicional ou não, os votos são feitos para serem cumpridos, e um voto não cumprido é pior do que voto nenhum.

Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!

Gostou da mensagem? Escreva nos comentários!

Na UOL Leia+ você tem acesso à vários livros evangélicos e de outros temas, além de audiolivros e as principais revistas e jornais para você ler no seu celular, computador ou tablet, inclusive offline. Gostou? Clique e teste grátis por 7 dias!
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
Veja Também!  O que a bíblia diz sobre a idolatria?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here