O perdão é uma extensão da misericórdia de Deus!
Todos os seres humanos são pecadores e, portanto, vítimas das consequências mortais do pecado. Uma vez que o pecado rompe a comunhão entre Deus e a humanidade, o perdão de Deus é sua forma de remover o pecado e restaurar essa comunhão.
Seu perdão é completo, eterno e está sempre disponível. Nas Escrituras, esse processo é descrito como limpar, purificar, apagar e lavar. Aqueles que não buscam o perdão de Deus estão sujeitos a serem “riscados” do Livro da Vida.
Apesar de a Bíblia prescrever funções sacerdotais relacionadas ao perdão, em última análise, o perdão é concedido exclusivamente por Deus. Os sacrifícios eram meios de obter perdão por erros inadvertidos, mas não cobriam os pecados cometidos contra Deus.
Todos os rituais associados ao perdão na Bíblia deviam ser acompanhados de contrição e compaixão, e também de penitência e confissão. Os rituais e sacrifícios em si não conferiam o perdão.
Devemos nos humilhar, reconhecer nossos erros e escolher deixar o pecado. Ao fazê-lo, Deus dá a cada um de nós um novo coração e espírito, bem como o desejo e capacidade de guardar os seus estatutos.
Aqueles que são perdoados deixam de fazer o mal, começam a fazer o bem, inclinam o coração para o Senhor, abandonam o pecado e tomam o propósito de viver em retidão. Isso tudo constitui o arrependimento.
Quando nos arrependemos, recebemos o perdão de Deus. Ele perdoa o pecado, o remove completamente e não se lembra mais dele.
Referências Bíblicas:
“Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.”
“Será, pois, que, culpado sendo numa destas coisas, confessará aquilo em que pecou.
E a sua expiação trará ao Senhor, pelo seu pecado que cometeu: uma fêmea de gado miúdo, uma cordeira, ou uma cabrinha pelo pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação do seu pecado.”
“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência.”
“Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.”
Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!
Deixe o seu comentário!
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"
Receba notícias e mensagens bíblicas diretamente no seu WhatsApp. Entre em nosso grupo exclusivo!