Segundo o Dicionário de Nomes Próprios O nome Dorcas tem origem grega e significa “gazela”. Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo a simbologia do animal – a fêmea do cervo – que simboliza a agilidade e a rapidez, de modo que, por extensão, tem o sentido de “mulher ágil”, “aquela que é rápida”.

Dorcas foi uma mulher que serviu a Deus através do serviço dedicado à comunidade onde vivia. Além de se chamar como Dorcas, também possuía um segundo nome: Thabita.

Ela vivia em Jope, cidade portuária de Israel e era conhecida pela sua dedicação aos pobres. Para isto, usou seu talento de costureira e praticava obras de caridade costurando para as viúvas pobres.

Suas boas ações a tornaram muito querida na cidade, que veio a lamentar muito o seu falecimento. Inconformados com a sua morte, seus amigos, irmãos de fé e discípulos não puderam suportar a dor e foram até Pedro, que atendeu ao chamado e a ressuscitou.

Dorcas foi uma serva dedicada e teve seu estilo de vida marcada pela devoção a Deus.

Veja Também!  10 Versículos sobre Honestidade

Referência Bíblica:

“E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.
E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.
E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor.”

Veja Também!  Respostas Bíblicas | O que a bíblia fala sobre o jejum?

Confira outras respostas bíblicas clicando aqui!

Deixe seu comentário!

Na UOL Leia+ você tem acesso à vários livros evangélicos e de outros temas, além de audiolivros e as principais revistas e jornais para você ler no seu celular, computador ou tablet, inclusive offline. Gostou? Clique e teste grátis por 7 dias!
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here