1 e 2 Reis eram, originalmente, um só, livro, que continuava a narrativa de 1 e 2 Samuel. Sendo assim, o Livro de 2 Reis começa a registrar os eventos históricos do povo de Deus no momento em que 1 Reis os interrompe. O Livro retoma a história trágica do “reino dividido” quando Acazias está no trono de Israel e Josafá governando sobre Judá. Recorda a história dos últimos 10 reis de Israel e dos últimos 16 governadores de Judá. Alguns desses 26 governantes são mencionados em apenas poucos versículos, enquanto que capítulos inteiros são dedicados a outros. A atenção maior é dirigida àqueles que ou serviram de modelo de integridade ou que ilustram porque essas nações finalmente entraram em colapso.

Conheça as verdades reveladas no Livro de 2 Reis:

1Passos para a santidade

Quando a santidade é vivida pelo povo de Deus, ela honra e Deus. A falta de santidade não o enaltece. A santidade possui duas dimensões igualmente importantes. Somos escolhidos por Deus e separados do mundo. Assim como Deus não pode ser glorificado por aqueles que não pertencem totalmente a Ele, também não pode ser glorificado por aqueles que são do mundo. Portanto, devemos viver no mundo, mas não devemos viver como os que são do mundo. Tenhamos cuidado para que um foco negativo no comportamento externo não nos cegue para a verdadeira natureza de falta de santidade e nos permita ser seduzidos pelo mundo.

Veja Também!  10 Versículos sobre Cura

2Passos para uma devoção dinâmica

Procure ouvir de novo um tema que sempre se repete: Deus quer que os nossos corações sejam totalmente dedicados a ele. Mesmo que um coração não dedicado seja zeloso, não é o que agrada a Deus.

3Princípios fundamentais para a fé

é, em sua essência, aceitar Deus como ele se manifesta em sua Palavra e aceitar sua Palavra como muito valiosa. Deus tem abundância de recursos que são ilimitados para todos aqueles que confiam nele e o obedecem. O temor de que não teremos o suficiente em momentos de necessidade insulta o Deus que tem se revelado como Jeová-Jiré, como o Senhor, nosso Provedor.

4Princípios para uma vida sábia

O Deus que é a nossa sabedoria e distribui livremente a sua sabedoria para os que nele confiam também se preocupa em, cuidadosamente, ensinar-nos os seus caminhos. Aquele que é sábio jamais se afastará dos claros conselhos de sabedoria encontrados na Palavra de Deus.

6Lições para líderes

Deus dá grande valor aos líderes que ele coloca sobre o seu povo e deseja que eles sejam eficientes e frutíferos em seu ministério. Liderança eficiente procede da unção de Deus. Isto também se aplica integralmente àqueles que servem com você e sob os seus cuidados. Aqueles que estão em posição de liderança precisam ter cuidado para não atribuir-se coisas que são resultado da ação de Deus em seus ministérios.

O que achou das verdades reveladas no Livro de 2 Reis? Escreva nos comentários!

Na UOL Leia+ você tem acesso à vários livros evangélicos e de outros temas, além de audiolivros e as principais revistas e jornais para você ler no seu celular, computador ou tablet, inclusive offline. Gostou? Clique e teste grátis por 7 dias!
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here