Abisague é o nome de uma jovem sunamita mencionada na Bíblia. De grande beleza, foi companheira do rei Davi na sua velhice, quando o rei já não se aquecia mais, por mais que o cobrissem, devido ao adiantado de sua idade.

Os servos de Davi, então, mandaram buscar uma jovem virgem para aquecer o rei, deitando-se em seu peito. A jovem encontrada foi Abisague. De fato, ela cuidava e servia o rei Davi, porém não foi “conhecida” por ele.

Após a sua primeira aparição, no início do primeiro livro de Reis, o filho de Davi, Adonias, diante da debilidade do pai e prevendo sua morte, levanta-se para reivindicar o trono para si e proclama-se Rei. No entanto, é Salomão que se torna de fato rei.

Apesar da rebelião de Adonias, Salomão não o pune, até que Adonai pede a Bate-Seba, mãe de Salomão, que ela interceda junto ao seu filho para que este lhe permita casar-se com Abisague.

Salomão vê como uma nova provocação a atitude de seu meio-irmão, de cobiçar para si a jovem que fora concubina de seu pai. Assim, é por causa deste episódio envolvendo Abisague que Salomão ordena a morte de Adonias.

Veja Também!  Respostas Bíblicas | Quem é Deus?

Referências Bíblicas:

11 Reis 1:1-4

“Sendo, pois, o rei Davi já velho, e entrado em dias, cobriam-no de roupas, porém não se aquecia.
Então disseram-lhe os seus servos: Busquem para o rei meu senhor uma moça virgem, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele; e durma no seu seio, para que o rei meu senhor se aqueça.
E buscaram por todos os termos de Israel uma moça formosa, e acharam a Abisague, sunamita; e a trouxeram ao rei.
E era a moça sobremaneira formosa; e tinha cuidado do rei, e o servia; porém o rei não a conheceu.”

“Então veio Adonias, filho de Hagite, a Bate-Seba, mãe de Salomão; e disse ela: De paz é a tua vinda? E ele disse: É de paz.
Então disse ele: Uma palavra tenho que dizer-te. E ela disse: Fala.
Disse, pois, ele: Bem sabes que o reino era meu, e todo o Israel tinha posto a vista em mim para que eu viesse a reinar, contudo o reino foi transferido e veio a ser de meu irmão, porque foi feito seu pelo Senhor.
Assim que agora uma só petição te faço; não ma rejeites. E ela lhe disse: Fala.
E ele disse: Peço-te que fales ao rei Salomão (porque ele não te rejeitará) que me dê por mulher a Abisague, a sunamita.
E disse Bate-Seba: Bem, eu falarei por ti ao rei.
Assim foi Bate-Seba ao rei Salomão, a falar-lhe por Adonias; e o rei se levantou a encontrar-se com ela, e se inclinou diante dela; então se assentou no seu trono, e fez pôr uma cadeira para a sua mãe, e ela se assentou à sua direita.
Então disse ela: Só uma pequena petição te faço; não ma rejeites. E o rei lhe disse: Pede, minha mãe, porque não ta negarei.
E ela disse: Dê-se Abisague, a sunamita, a Adonias, teu irmão, por mulher.
Então respondeu o rei Salomão, e disse a sua mãe: E por que pedes a Abisague, a sunamita, para Adonias? Pede também para ele o reino (porque é meu irmão maior), para ele, digo, e também para Abiatar, sacerdote, e para Joabe, filho de Zeruia.
E jurou o rei Salomão pelo Senhor, dizendo: Assim Deus me faça, e outro tanto, se não falou Adonias esta palavra contra a sua vida.
Agora, pois, vive o Senhor, que me confirmou, e me fez assentar no trono de Davi, meu pai, e que me tem feito casa, como tinha falado, que hoje morrerá Adonias.
E enviou o rei Salomão pela mão de Benaia, filho de Joiada, o qual arremeteu contra ele de modo que morreu.”

Veja Também!  Respostas Bíblicas | Como perdoar meus inimigos?

Confira outras respostas bíblicas clicando aqui!

Deixe seu comentário!

Na UOL Leia+ você tem acesso à vários livros evangélicos e de outros temas, além de audiolivros e as principais revistas e jornais para você ler no seu celular, computador ou tablet, inclusive offline. Gostou? Clique e teste grátis por 7 dias!
Ofertas de Bíblias Sagradas: https://amzn.to/36quRy6
Ofertas de Livros de Teologia: https://amzn.to/3eSnS4w
Ofertas de Livros sobre Vida Cristã: https://amzn.to/3kp5DVH
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir" 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here