[maxbutton name="Canal Somos de Cristo Whats"]

Respostas Bíblicas | Por que Jesus falava em parábolas?

0
0
Receba notícias e mensagens bíblicas diretamente no seu WhatsApp. Entre em nosso grupo exclusivo!

As parábolas são histórias simples que ilustram verdades espirituais profundas. Jesus usava as parábolas como um método de ensino para transmitir os mistérios do Reino de Deus aos seus discípulos e às multidões que o seguiam.

-- Anúncio --

Mas por que ele escolheu esse recurso? A seguir, entenda porque Jesus usava as parábolas para ensinar.

As parábolas facilitavam a compreensão e a memorização

Jesus falava em parábolas para tornar o seu ensino mais claro e acessível. Ele usava exemplos do cotidiano das pessoas, como sementes, ovelhas, moedas, vinhas e banquetes para explicar realidades invisíveis e eternas, como a salvação, o perdão, o juízo e a graça.

Além disso, as parábolas facilitavam a memorização do ensino de Jesus. As histórias têm um poder maior de fixar na mente do que conceitos abstratos ou doutrinas complexas. As parábolas eram fáceis de lembrar e de reproduzir, o que ajudava na propagação da mensagem do evangelho.

-- Anúncio --

As parábolas despertavam o interesse e a reflexão

Jesus falava em parábolas para despertar o interesse e a reflexão dos seus ouvintes. As parábolas não eram apenas histórias simples, mas também tinham um sentido oculto e uma aplicação prática.

Veja Também!  Conheça 10 versículos sobre sangue!

Elas exigiam atenção, interpretação e resposta. Muitas vezes, Jesus terminava as suas parábolas com uma pergunta ou um desafio, convidando as pessoas a se posicionarem diante da verdade revelada.

-- Anúncio --

As parábolas também serviam para provocar a curiosidade e o questionamento dos seus ouvintes. Quem queria entender mais profundamente o significado das parábolas tinha que se aproximar de Jesus e pedir-lhe explicação. Foi o que fizeram os seus discípulos, que receberam dele o entendimento dos mistérios do Reino de Deus.

As parábolas cumpriam as profecias e revelavam os corações

Jesus falava em parábolas para cumprir as profecias do Antigo Testamento, que anunciavam que ele falaria coisas ocultas desde a fundação do mundo. As parábolas revelavam os segredos de Deus aos que tinham fé, mas também ocultavam a verdade dos que tinham o coração endurecido.

Jesus explicou que ele falava em parábolas para que se cumprisse a profecia de Isaías, que dizia que muitos veriam e não perceberiam, e ouviriam e não entenderiam.

Referências Bíblicas:

2Salmos 78:2

“Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade.”

“Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.”

Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!

Deixe o seu comentário!


Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir" 

Receba notícias e mensagens bíblicas diretamente no seu WhatsApp. Entre em nosso grupo exclusivo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here