No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
A Bíblia ensina que nós, como cristãos, estamos envolvidos em uma batalha constante contra o diabo e seus aliados, que são os principados, as potestades, os príncipes das trevas deste século e as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais.
Esses inimigos não são pessoas de carne e sangue, mas sim seres espirituais que atuam no mundo invisível, influenciando as pessoas, as ideologias, as estruturas e os sistemas que se opõem a Deus e ao seu reino.
--Anúncio--
Como podemos vencer essa guerra? O apóstolo Paulo nos dá algumas orientações práticas no capítulo 6 da carta aos Efésios.
A primeira orientação é que devemos viver como soldados de Cristo, fortalecendo-nos no Senhor e na força do seu poder. Isso significa que não podemos confiar em nossas próprias forças, mas sim na graça e no poder de Deus, que nos capacita a resistir ao mal e a fazer o bem.
A segunda orientação é que devemos nos revestir de toda a armadura de Deus, para que possamos estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Isso significa que devemos usar os recursos espirituais que Deus nos deu para nos proteger e nos defender dos ataques do inimigo.
Esses recursos são:
A verdade, que nos liberta das mentiras;
A justiça, que nos guarda da culpa;
O evangelho da paz, que nos traz reconciliação com Deus e com os outros;
A fé, que nos faz confiar em Deus e apagar os dardos inflamados do maligno;
A salvação, que nos dá esperança e segurança;
A palavra de Deus, que é a espada do Espírito, que nos ensina e nos capacita a combater o mal.
Além disso, devemos manter uma comunicação constante com Deus, pedindo-lhe ajuda, orientação, proteção e intercedendo pelos nossos irmãos na fé.
Viver como soldados de Cristo não é fácil, mas é possível pela graça de Deus. Ele nos chama para lutar o bom combate da fé, sabendo que ele está conosco e que ele nos dará a vitória final.
Ore:
Pai , obrigado por me chamar para sermos soldados de Cristo. Reconheço que estou em guerra contra o diabo e seus aliados, mas também sei que tu és maior do que eles. Ajuda-me a me fortalecer no Senhor e na força do teu poder e a me revestir de toda a armadura de Deus. Em nome de Jesus. Amém.