Continua depois da publicidade

Respostas Bíblicas | O Que Saul Nos Ensina Sobre Direção de Deus?

Rei Saul rei salomão

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre o rei Saul, não é mesmo? A Bíblia conta que, certa vez, o povo de Israel pediu um rei para si. Antes disso, nunca tinha havido rei sobre Israel, pois Samuel era quem julgava o povo.

Deus ouviu o pedido do povo e mandou Samuel ungir a Saul como rei de Israel. A Bíblia revela que Saul era homem alto e formoso. Ele era muito bonito e, em toda a cidade, não havia ninguém semelhante a ele.

Ele pertencia à tribo de Benjamim. A sua família era a menor entre os benjamitas. E ele, o menor da casa de seu pai. Quando Samuel foi ao seu encontro, logo ele questionou: “Como pode eu, sendo o da menor tribo de Israel, a minha família a menor da tribo e eu o menor da casa de meu pai, ser rei?”.

A atitude de Saul no início de sua jornada demonstrava um coração humilde. Ele não se sentia digno de ser rei, por ser o menor entre todos.

Saul se torna rei

Saul, então, é instituído como rei sobre Israel. Alguns anos depois, Deus diz para Saul ir contra os amalequitas e destruir a cidade e tudo o que havia nela. Então ele reuniu o seu exército e partiu. Deus estava cumprindo a sua promessa descrita em Êxodo 17:14.

Chegando lá, o exército matou a todos. Mas Saul viu que haviam animais gordos e belos. Estes, ele e o povo tomaram para si. Além disso, Saul também levou o rei dos amalequitas como prisioneiro.

Chegando de volta à cidade, Samuel já o esperava. Deus já havia revelado a Samuel que Saul não cumpriu completamente a sua ordenança. Por conta de sua desobediência, ele foi rejeitado por Deus.

Quando Saul tentava se justificar, dizendo que os animais tomados eram para sacrificar ao Senhor, Samuel o repreendeu: “melhor é obedecer do que sacrificar”. Deus não queria sacrifício, mas sim, que a justiça fosse cumprida.

Saul é rejeitado e perde o trono

Por conta da sua desobediência, Saul foi rejeitado por Deus. Ele não seguiu o direcionamento de Deus. Não ouviu atentamente as suas palavras e não as guardou em seu coração.

Quando ouvimos a voz de Deus devemos estar atentos ao que ele nos fala. Devemos cumprir as suas ordenanças e não tentar “dar um jeitinho” com as nossas próprias mãos.

Quando estamos na direção que Deus nos ordenou, estamos prontos para viver os seus propósitos. Ele deseja que os seus filhos viva o extraordinário e esteja sempre em novidade de vida. Quando seguimos os seus conselhos, podemos ver milagres e maravilhas acontecer.

Referências Bíblicas:

Êxodo 17:14

“Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.”

1 Samuel 9:21

“Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras?”

1 Samuel 15:2,3

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.”

1 Samuel 15:10,11

“Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo:
Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.”

[td_smart_list_end]

Confira outras respostas bíblicas clicando aqui!

Deixe seu comentário!

Este post foi modificado pela última vez em abril 11, 2022 9:22 am

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade