Continua depois da publicidade

Respostas Bíblicas | O Que é Um Culto Racional?

culto racional

Philippine Cannefax, left, and Joyce Lowe pray during a special Mass at the Catholic Diocese of Salt Lake City Wednesday, Aug, 8, 2007, in Salt Lake City. The Mass was held for the six trapped coal miners at the Crandall Canyon mine. (AP Photo/Salt Lake Tribune, Al Hartmann) ** THE DESERET MORNING NEWS OUT, NO MAGS, NO SALES **

O que é um culto racional? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem quando ouvem falar desse termo. O culto racional é uma forma de adorar a Deus usando a razão, a inteligência e o entendimento que Ele nos deu.

Ele não é baseado em emoções, sentimentos, tradições ou rituais, mas sim na Palavra de Deus e na sua vontade revelada.

O culto racional é ensinado na Bíblia, especialmente no livro de Romanos. No capítulo 12, versículo 1, o apóstolo Paulo escreve: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês”. Paulo usa a palavra grega “logikos” para se referir ao culto racional, que significa lógico, coerente, conforme a razão.

O culto racional implica em oferecer a Deus tudo o que somos e temos, como um sacrifício vivo. Isso significa que devemos dedicar a Deus o nosso corpo, a nossa mente, o nosso coração, a nossa alma e o nosso espírito.

Devemos também usar os nossos dons, talentos, recursos e oportunidades para glorificar a Deus e servir ao próximo. O culto racional é um ato de gratidão, obediência e amor a Deus. Por isso, não se limita a um momento ou lugar específico.

Podemos cultuar a Deus racionalmente em qualquer situação, seja na igreja, em casa, no trabalho, na escola ou no lazer. Assim, se torna um estilo de vida que reflete o caráter de Cristo em nós, nos transforma e nos renova pela graça de Deus.

Oferecer um culto racional a Deus é um desafio e uma bênção para todos os cristãos. É um desafio porque exige de nós uma entrega total e uma renúncia do nosso egoísmo. É uma bênção porque nos aproxima de Deus e nos faz experimentar a sua paz, a sua alegria e o seu propósito para as nossas vidas.

Referências Bíblicas:

Romanos 12:1-2

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

João 4:23-24

“Mas está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”

[td_smart_list_end]

Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!

Deixe o seu comentário!

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade