O que a bíblia diz sobre violência doméstica?

Os hebreus não aprovavam que um marido batesse na esposa. De acordo com o ideal judaico, a esposa era a coroa do marido, a rainha do seu lar e um tesouro a ser defendido a todo custo. Apesar das Escrituras não registrarem nenhum exemplo específico de violência doméstica, sem dúvida, alguns homens consideravam as mulheres sua “propriedade” e, portanto, tratavam-na como se fossem socialmente inferiores.

De acordo com a prescrições levíticas, uma noiva que não podia comprovar a sua virgindade (com um lençol manchado de sangue depois da primeira relação sexual), devia ser apedrejada (ou espancada) até a morte. Uma vez que a lei proibia o adultério, uma esposa acusada de ter relações com outro homem era sujeita a “provas” embaraçosas. Sendo determinada a culpa, a pena era morte por apedrejamento.

No Novo Testamento…

No Novo Testamento, assim como as esposas são exortadas a se sujeitar à liderança do marido, os maridos são exortados a amar a esposa de forma incondicional e sacrificial, como a seu próprio corpo. Desse modo, a obediência à essa ordem não permite nenhuma forma de abuso!

Veja Também!  Ilustração do Dia | Ame o seu Casamento

Para a mulher que foi abusada, O Deus de Toda Consolação oferece seu amor e aceitação. Ela deve buscar ao Senhor a provisão de suas necessidades mais profundas. Deve, ainda, procurar a ajuda e proteção de familiares, da igreja e das autoridades civis.

Se você é vítima de violência doméstica, a denúncia pode ser realizada através do telefone 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou até mesmo pelo 190 (Polícia Militar). Não se cale, não sofra sozinha!

Referências Bíblicas:

“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.”

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.”

“Quando um homem tomar mulher e, depois de coabitar com ela, a desprezar,
E lhe imputar coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher, e me cheguei a ela, porém não a achei virgem;
Então o pai da moça e sua mãe tomarão os sinais da virgindade da moça, e levá-los-ão aos anciãos da cidade, à porta;
E o pai da moça dirá aos anciãos: Eu dei minha filha por mulher a este homem, porém ele a despreza;
E eis que lhe imputou coisas escandalosas, dizendo: Não achei virgem a tua filha; porém eis aqui os sinais da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa diante dos anciãos da cidade.
Então os anciãos da mesma cidade tomarão aquele homem, e o castigarão.
E o multarão em cem siclos de prata, e os darão ao pai da moça; porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. E lhe será por mulher, em todos os seus dias não a poderá despedir.
Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça,
Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti.”

Veja Também!  10 Versículos sobre Esperança

“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja.”

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.”

Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!

Gostou da mensagem? Escreva nos comentários!

Na UOL Leia+ você tem acesso à vários livros evangélicos e de outros temas, além de audiolivros e as principais revistas e jornais para você ler no seu celular, computador ou tablet, inclusive offline. Gostou? Clique e experimente por 7 dias!
Ofertas de Bíblias Sagradas: https://amzn.to/36quRy6
Ofertas de Livros de Teologia: https://amzn.to/3eSnS4w
Ofertas de Livros sobre Vida Cristã: https://amzn.to/3kp5DVH
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir" 
 
Veja Também!  Devocional do Dia | Deus Está Cuidando de Você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here