No processo de adoção, um indivíduo, seja parente ou não, assume a responsabilidade de cuidar do filho de outra pessoa, como Mardoqueu fez com sua jovem parente Ester, após a morte dos pais da menina.
José adotou Jesus para que este fosse reconhecido como seu filho aos olhos de Deus e dos homens, com todos os direitos de herança, e dando-lhe condições legais para reivindicar o trono de Davi. Assim como Jesus foi adotado por José, espiritualmente também somos filhos de Deus por adoção.
O processo de adoção confere ao indivíduo adotado plenos direitos e responsabilidade dentro da família, constituindo um meio legal divinamente autorizado e abençoado para acrescentar um membro à família e transmitir a herança familiar.
Apesar da Bíblia não descrever claramente o processo legal e nem os direitos e responsabilidade envolvidos na adoção, o Antigo Testamento fornece exemplos desse procedimento, que é usado para ilustrar o relacionamento de Deus com seu povo. No Antigo Testamento, a adoção descreve o relacionamento do cristão com o Senhor.
Quando uma pessoa aceita Jesus como Salvador, o Espírito Santo realiza a sua adoção, tornando-o filho de Deus. Como filhos adotivos de Deus, herdaremos um lar perfeito com ele e, enquanto esse dia não chega, temos acesso imediato a ele para buscar consolo, orientação e provisão. Ele nos adotou com alegria e nunca voltará atrás em sua decisão.
Referências Bíblicas:
“E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.
De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações.
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.”
“Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.”
Confira outras respostas bíblicas clicando aqui!
Deixe seu comentário!
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"
Receba notícias e mensagens bíblicas diretamente no seu WhatsApp. Entre em nosso grupo exclusivo!