A inveja começa quando o contentamento dá lugar à consciência das vantagens que outros desfrutam e à determinação de obter essas vantagens, seja status social, bens materiais ou elogios. O invejoso nunca está satisfeito com o que possui, por mais que tenha muitas posses, pois está mais preocupado em alcançar aquilo que o outro possui.

O que a bíblia diz sobre a inveja?

Desejar aquilo que os outros têm se tornou uma parte de nossa cultura abundante em bens e materiais, na qual predomina a ideia de que a vida deve sempre caminhar para algo melhor, mais fácil e mais opulento. Porém, a bíblia nos adverte:

Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Então não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. (Tiago 3:14-16)

A inveja coexiste com “toda maldade” e faz parte de comportamentos que são condenáveis para Deus, como a contenda, o egoísmo, a hipocrisia e a difamação. Quando temos inveja, deixamos de crer que Deus sabe o que é melhor e suprirá nossas necessidades.

Veja Também!  10 Versículos sobre a Verdade

Como escapar da inveja?

Só é possível escapar desse sentimento maligno ao entregar todos os seus desejos a Deus para que ele os satisfaça no seu devido tempo e através dos seus meios. Quando fazemos isto, descobrimos que o amor de Deus transforma as nossas emoções.

O contentamento com aquilo que temos e com as circunstâncias em que nos encontramos toma o lugar da inveja. Assim, adquirimos uma perspectiva mais ampla daquilo que é, verdadeiramente, importante.

Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!

Gostou da mensagem? Escreva nos comentários!

Na UOL Leia+ você tem acesso à vários livros evangélicos e de outros temas, além de audiolivros e as principais revistas e jornais para você ler no seu celular, computador ou tablet, inclusive offline. Gostou? Clique e teste grátis por 7 dias!
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here