O Nascimento de Jesus: Conheça a História Bíblica!

0
11
ads

O nascimento de Jesus é um dos eventos mais importantes da história cristã. A Bíblia narra como Deus enviou seu Filho ao mundo para salvar a humanidade do pecado e da morte.

Neste post, vamos conhecer a história bíblica do nascimento de Jesus e o seu significado para a nossa fé.

A profecia do nascimento de Jesus

A Bíblia já anunciava o nascimento de Jesus desde o Antigo Testamento. Os profetas predisseram que o Messias viria da descendência de Davi, o rei de Israel, e que nasceria em Belém, a cidade de Davi (2 Samuel 7:12-13; Miqueias 5:2).

--Anúncio--

Eles também revelaram que ele seria chamado de Emanuel, que significa “Deus conosco”, e que seria concebido por uma virgem, pelo poder do Espírito Santo (Isaías 7:14; 9:6-7).

A anunciação do nascimento de Jesus

O cumprimento da profecia começou quando o anjo Gabriel apareceu a Maria, uma jovem judia que estava noiva de José, um carpinteiro de Nazaré.

O anjo anunciou que ela havia sido escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador, e que ela conceberia pelo Espírito Santo.

Maria ficou surpresa e assustada, mas aceitou a vontade de Deus com fé e humildade (Lucas 1:26-38).

Veja Também!  Nasceu a Luz | Videira Music Lança Primeiro Single do Projeto de Natal! Confira!

O anjo também visitou José em um sonho, e explicou que Maria estava grávida pelo Espírito Santo, e que ele deveria se casar com ela e dar ao filho o nome de Jesus, que significa “Deus salva”.

José obedeceu ao anjo e tomou Maria como sua esposa, mas não teve relações com ela até que o menino nascesse (Mateus 1:18-25).

A viagem a Belém

Quando Maria estava no final da gravidez, o imperador romano César Augusto ordenou um recenseamento de todo o império. Todos os judeus tinham que se registrar na cidade de origem de sua família.

Como José era descendente de Davi, ele teve que ir a Belém com Maria. A viagem foi longa e difícil, e eles não encontraram lugar para se hospedar na cidade. Por isso, eles tiveram que se abrigar em um estábulo, onde os animais ficavam (Lucas 2:1-7).

O nascimento de Jesus

Foi ali, no estábulo, que Maria deu à luz a Jesus, o Filho de Deus. Ela o envolveu em panos e o colocou em uma manjedoura, um cocho onde os animais comiam.

Veja Também!  Ilustração do Dia | Um Visitante Ilustre!

Naquela noite, os anjos anunciaram aos pastores que estavam nos campos próximos a Belém que o Salvador havia nascido.

Eles foram até o local e encontraram Maria, José e o menino Jesus. Eles adoraram a Jesus e contaram a todos sobre o que tinham visto e ouvido (Lucas 2:8-20).

A visita dos magos

Algum tempo depois do nascimento de Jesus, uns magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém, seguindo uma estrela que indicava o lugar onde estava o rei dos judeus.

Eles foram até o palácio do rei Herodes, que ficou perturbado com a notícia e mandou os sacerdotes consultarem as Escrituras sobre onde o Messias deveria nascer. Eles confirmaram que era em Belém, conforme a profecia de Miqueias.

Herodes mandou os magos irem até Belém e lhe informarem quando encontrassem o menino, dizendo que ele também queria adorá-lo. Mas na verdade, ele queria matá-lo, pois temia perder seu trono.

Os magos seguiram a estrela até o lugar onde estava Jesus com sua família. Eles se prostraram diante dele e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.

Depois, foram avisados em sonho para não voltarem a Herodes, e voltaram por outro caminho para sua terra (Mateus 2:1-12).

Veja Também!  Confira 9 Versículos sobre o Natal

A fuga para o Egito

Deus também avisou José em sonho para fugir com sua família para o Egito, pois Herodes queria matar Jesus. José obedeceu e partiu de noite com Maria e o menino.

Herodes, ao perceber que os magos o haviam enganado, ficou furioso e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que estavam em Belém e arredores. Mas Jesus escapou da morte, pois estava protegido por Deus (Mateus 2:13-18).

Quando Herodes morreu, Deus mandou José voltar com sua família para Israel. Eles foram morar em Nazaré, na Galileia, cumprindo assim outra profecia, que dizia que Jesus seria chamado de nazareno (Mateus 2:19-23).

Gostou de conhecer a história do nascimento de Jesus? Escreva nos comentários e compartilhe com os seus amigos!

Conheça outras histórias bíblicas clicando aqui!


Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir" 

Receba notícias e mensagens bíblicas diretamente no seu WhatsApp. Entre em nosso grupo exclusivo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here