O que aprendemos no livro de Eclesiastes?
Com frequência, os cristãos da igreja moderna encontram-se passivos intelectualmente, aceitando a maioria das coisas que lhe são ensinadas, ou contestando uma doutrina baseados apenas em sentimentos, ao invés de verificar a sua fundamentação bíblica.
O desafio do Pregador encontra um paralelo nas palavras que o apóstolo Paulo dirige aos cristãos de Éfeso, buscando evitar que estes fossem “levados em roda por todo vento de doutrina”.
Ao lado do privilégio de podermos interpretar a Bíblia pessoalmente, conforme estabelecido por Lutero e pelos reformadores, está a obrigação de examinar as Escrituras, a fim de ver o que elas realmente dizem.
A determinação do Pregador na busca daquilo que é de valor verdadeiro nesta vida deveria ser um desafio para cada crente fiel a Jesus Cristo.
O insucesso do Pregador em achar valor verdadeiro nas coisas terrenas e nos cômodos estilos de vida desafia o cristão que vive nesta época de ganância e materialismo a concentrar-se nas coisas que são de cima e a não superestimar a ganância e as posses.
Referências Bíblicas (Eclesiastes):
“Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém.
E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.
Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.”
“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.”
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.”
Gostou das lições práticas de hoje? Escreva nos comentários!
Conheça outras lições práticas clicando aqui!
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"
Receba notícias e mensagens bíblicas diretamente no seu WhatsApp. Entre em nosso grupo exclusivo!