As mensagens do Livro de Rute transcendem o propósito óbvio e imediato de registrar a genealogia davídica. Rute apresenta vários temas importantes, sendo cada um deles merecedor de maior aprofundamento e elaboração.
O Livro introduz o alcance universal dos propósitos redentores de Deus
A inclusão da moabita Rute como uma elemento gentílico na linhagem genealógica real de Israel descreve o amor de Deus, que alcança todas as nações do mundo. Deus não apenas incorpora gentios em sua salvação, mas também empresa os não-judeus como instrumentos no seu projeto de redenção.
A mensagem do livro de Rute se opõe a tendências exclusivistas, sejam estas potenciais entre o povo de Israel daquele tempo ou já implementados em qualquer grupo ou tradição existentes em nossos dias.
O Livro enobrece a beleza do compromisso e da fraternidade e enfatiza os valores da dedicação familiar
Ambos os valores são obviamente importantes e devem ser aplicados em nosso tempo. A atuação de Rute como filha e serva de Noemi (achando-se esta já em idade avançada), a preocupação de Noemi com o bem estar de Rute e o desejo descompromissado de Boaz em favorecer uma moça estrangeira, com o que lhe proporcionará um futuro promissor, todos estes são temas merecedores de um exame mais aprofundado.
Referências Bíblicas:
“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”
“E, levantando-se ela a colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis.
E deixai cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais.
E esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; e debulhou o que apanhou, e foi quase um efa de cevada.”
“Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi,
E de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas.”
Gostou das lições práticas de hoje? Escreva nos comentários!
Conheça outras lições práticas clicando aqui!
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"
Receba notícias e mensagens bíblicas diretamente no seu WhatsApp. Entre em nosso grupo exclusivo!