O livro de Deuteronômio é caracterizado por um forte senso de urgência. Mesmo para o leitor contemporâneo, o desafio é decisivo: “Te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronômio 30:19). A decisão é de cada um de nós.
Se relacionando com Deus…
Deuteronômio ensina que o relacionamento de Deus com o seu povo é bem mais do que uma lei. As condições indispensáveis de nosso relacionamento de concerto com Deus são a obediência e a fidelidade.
Nosso amor, afeição e devoção ao Senhor devem ser a verdadeira base para todas as nossas ações. A fidelidade a Deus é a essência da verdadeira piedade e santidade. O sucesso, a vitória, a prosperidade e a felicidade dependem de nossa obediência ao Pai.
O livro é um apelo em favor da obediência a Deus, tendo como base os motivos de amor e medo.
Referências Bíblicas:
“Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma. Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?”
“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.”
“O Senhor vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito. Como também no deserto, onde vistes que o Senhor vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar.”
Gostou das lições práticas de hoje? Escreva nos comentários!
Conheça outras lições práticas clicando aqui!
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"
Receba notícias e mensagens bíblicas diretamente no seu WhatsApp. Entre em nosso grupo exclusivo!