2 Samuel trata da ascendência de Davi do trono de Israel e dos quarenta anos do seu reinado. O livro está enfocado em sua pessoa.

O Livro de 2 Samuel mostra Deus agindo na história. Apesar de os seres humanos serem pecadores e precisarem às vezes da punição divina, Deus ainda assim age através deles para realizar os seus propósitos redentores, plenamente alcançados em Jesus Cristo, o Messias e Rei dos reis.

Além disso, Deus deixou a Igreja no mundo como o corpo de Cristo para dar testemunho dele e levar a cabo os seus propósitos na Terra hoje.

O Espírito Santo em ação

É possível observar claramente a ação do Espírito Santo em 2 Samuel. Ele atuava com mais frequência através do sacerdócio. Sua atuação como conselheiro pode ser apreciada nas muitas ocasiões em que Davi “consultou ao Senhor” através do sacerdote e do éfode.

A obra de convencer e condenar do Espírito é claramente percebida quando o profeta Natã enfrenta Davi por conta de seu pecado com Bate-Seba e Urias. O pecado de Davi é desnudado, a justiça é feita e o julgamento é anunciado. Isso ilustra o amplo ministério do Espírito Santo no mundo, através da Igreja revestida do poder do Espírito.

Veja Também!  Lições Práticas | O que aprendemos com o Livro de Gênesis?

Referências Bíblicas:

2 Samuel 12:9,10

“Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.”

2 Samuel 7:27-29

“Pois tu, Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, revelaste aos ouvidos de teu servo, dizendo: Edificar-te-ei uma casa. Portanto o teu servo se animou para fazer-te esta oração.
Agora, pois, Senhor DEUS, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem.
Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor DEUS, o disseste; e com a tua bênção será para sempre bendita a casa de teu servo.”

[td_smart_list_end]

Gostou das lições práticas de hoje? Escreva nos comentários!

Veja Também!  Lições Práticas | O que aprendemos com o livro de Deuteronômio?

Conheça outras lições práticas clicando aqui!



Ofertas de Bíblias Sagradas: https://amzn.to/36quRy6
Ofertas de Livros de Teologia: https://amzn.to/3eSnS4w
Ofertas de Livros sobre Vida Cristã: https://amzn.to/3kp5DVH
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir" 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here