O Livro de Provérbios é uma coleção de provérbios. Seu pensamento ou tema unificador é “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Prov 9:10). Certamente, o livro efetua um serviço poderoso de aguçar o apetite humano pela sabedoria e conhecimento, uma fome que somente pode ser satisfeita em Cristo. No Livro de provérbios, o Espírito Santo no Novo Testamento demonstra como a sabedoria do livro é colocada em prática.

Conheça as verdades reveladas no Livro de Provérbios:

1Adquirindo sabedoria e ganhando entendimento

“A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento” (Prov 4:7), exorta Salomão. Sabedoria é conhecer a verdade e saber como aplicá-la em qualquer situação; entendimento é conhecimento temperado e modificado pela sabedoria e discernimento.

3Instruir com amor e repreender com cuidado

A disciplina envolve tanto a instrução como o exercício para treinar a conduta ou ação apropriada. A punição também pode ser imposta como um meio de correção.

4O sábio em oposição ao tolo

Provérbios apresenta duas categorias de pessoas: o sábio ou prudente e o tolo, escarnecedor ou descrente. O primeiro busca a sabedoria e ama a instrução. O último negligencia a disciplina e rejeita a repreensão. E também cada um dele pode ser caracterizado por sua resposta à autoridade dos pais de de outros, o primeiro trazendo alegria e contentamento e o último trazendo vergonha, desgraça e tristeza. Provérbios exorta o seu leitor a tornar-se sábio e a desprezar o tolo e a sua loucura.

Conheça Verdades Reveladas de outros livros da bíblia clicando aqui!

Gostou das verdades reveladas no Livro de Provérbios? Escreva nos comentários!

 
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here