Dependendo do contexto, palavras traduzidas como “cuidados”, “preocupação” ou “temor” e “ansiedade” podem revelar tantos atitudes certas quanto erradas na vida de um cristão.
O sentimento de temor está correto quando significa reverência para com Deus por causa da sua santidade. O cuidado é positivo quando demonstra interesse pelos outros.
Mas preocupar-se demasiadamente é uma atitude que sempre está errada, porque a preocupação paralisa a fé atuante na vida de qualquer pessoa. Quando nos preocupamos, assumimos responsabilidades que nunca nos foram delegadas.
Jesus ensinou repetidas vezes: “não vos inquieteis”, mesmo em relação às coisas básicas da vida. A preocupação ou inquietação divide a mente entre coisas úteis e prejudiciais. a inquietação não muda nada e serve apenas para desviar o nosso olhar de Deus e de sua fidelidade e justiça.
A preocupação é o oposto da fé. Além disso, o ato de preocupar-se sugere que Deus não é digno de confiança para cuidar na nossa vida e suprir as nossas necessidades.
Ao ligar preocupação com incredulidade, as Escrituras nos dão orientação para voltarmos à fé integral. O caminho que vai das preocupações à fé começa com o reconhecimento do pecado e a confissão da falta de fé, continua com a libertação e termina com a certeza de que absolutamente nada pode separar você do amor de Deus.
Em vez de ansiedade, devemos oferecer livremente ações de graça vindas de um coração firmado na fé em Deus como Todo-Suficiente.
Referências Bíblicas:
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”
“Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.
O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.”
Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!
Deixe o seu comentário!
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"
Receba notícias e mensagens bíblicas diretamente no seu WhatsApp. Entre em nosso grupo exclusivo!