1 e 2 Reis eram, originalmente, um só, livro, que continuava a narrativa de 1 e 2 Samuel. Sendo assim, o Livro de 2 Reis começa a registrar os eventos históricos do povo de Deus no momento em que 1 Reis os interrompe. O Livro retoma a história trágica do “reino dividido” quando Acazias está no trono de Israel e Josafá governando sobre Judá. Recorda a história dos últimos 10 reis de Israel e dos últimos 16 governadores de Judá. Alguns desses 26 governantes são mencionados em apenas poucos versículos, enquanto que capítulos inteiros são dedicados a outros. A atenção maior é dirigida àqueles que ou serviram de modelo de integridade ou que ilustram porque essas nações finalmente entraram em colapso.
Conheça as verdades reveladas no Livro de 2 Reis:
Passos para a santidade
Quando a santidade é vivida pelo povo de Deus, ela honra e Deus. A falta de santidade não o enaltece. A santidade possui duas dimensões igualmente importantes. Somos escolhidos por Deus e separados do mundo. Assim como Deus não pode ser glorificado por aqueles que não pertencem totalmente a Ele, também não pode ser glorificado por aqueles que são do mundo. Portanto, devemos viver no mundo, mas não devemos viver como os que são do mundo. Tenhamos cuidado para que um foco negativo no comportamento externo não nos cegue para a verdadeira natureza de falta de santidade e nos permita ser seduzidos pelo mundo.
Passos para uma devoção dinâmica
Procure ouvir de novo um tema que sempre se repete: Deus quer que os nossos corações sejam totalmente dedicados a ele. Mesmo que um coração não dedicado seja zeloso, não é o que agrada a Deus.
Princípios fundamentais para a fé
Fé é, em sua essência, aceitar Deus como ele se manifesta em sua Palavra e aceitar sua Palavra como muito valiosa. Deus tem abundância de recursos que são ilimitados para todos aqueles que confiam nele e o obedecem. O temor de que não teremos o suficiente em momentos de necessidade insulta o Deus que tem se revelado como Jeová-Jiré, como o Senhor, nosso Provedor.
Princípios para uma vida sábia
O Deus que é a nossa sabedoria e distribui livremente a sua sabedoria para os que nele confiam também se preocupa em, cuidadosamente, ensinar-nos os seus caminhos. Aquele que é sábio jamais se afastará dos claros conselhos de sabedoria encontrados na Palavra de Deus.
Princípios relacionados à autoridade
Relacionar-se de forma apropriada com as autoridades estabelecidas por Deus é uma chave para a prosperidade espiritual.
Lições para líderes
Deus dá grande valor aos líderes que ele coloca sobre o seu povo e deseja que eles sejam eficientes e frutíferos em seu ministério. Liderança eficiente procede da unção de Deus. Isto também se aplica integralmente àqueles que servem com você e sob os seus cuidados. Aqueles que estão em posição de liderança precisam ter cuidado para não atribuir-se coisas que são resultado da ação de Deus em seus ministérios.
[td_smart_list_end]
O que achou das verdades reveladas no Livro de 2 Reis? Escreva nos comentários!