O Livro de Josué ensina que o cumprimento das promessas de Deus de bençãos sobre Israel depende da cooperação deles. As bençãos de vitória, herança, provisão abundante, paz e descanso chegavam ao povo de Deus à medida que eles obedeciam a Deus.
A meditação fiel sobre a sua palavra me obediência fiel a seus mandamentos são a chave da benção e abundância. Perto do final do livro, Josué também o povo para uma vida de obediência e fé.
Confiança inabalável
Hoje em dia, essa confiança inabalável fornece uma base clara para o nosso crescimento e benção. Tão certamente quanto as bençãos acompanha a obediência, o julgamento acompanha a desobediência. Deus odeia o pecado e é tão fiel para punir os desobedientes, quanto o é para abençoar aqueles que se mantém firmes.
Esses princípios de benção e maldição são lições objetivas para nós em nosso caminho em direção à maturidade. A vida e liderança de Josué demonstraram que a maturidade espiritual não é independência de Deus, mas dependência positiva de Deus. Para sermos vitoriosos devemos nos sujeitar a ele e segui-lo.
O Livro de Josué fornece outras lições valiosas: atitudes essenciais à vitória dada por Deus, princípios de liderança, o resultado fatal do orgulho, a relevância de memoriais, a fidelidade de Deus à sua Palavra e exemplos de poder milagrosos.
Referências Bíblicas:
Josué 1:7
“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.”
Josué 22:5
“Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do Senhor, vos mandou: que ameis ao Senhor vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.”
Josué 7:20,21,24,25
“E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim.
Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.
Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.
E disse Josué: Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los.”
[td_smart_list_end]
Gostou das lições práticas de hoje? Escreva nos comentários!
Conheça outras lições práticas clicando aqui!
Este post foi modificado pela última vez em agosto 7, 2021 8:02 pm