Continua depois da publicidade

Respostas Bíblicas | Por Que a Igreja é Chamada de Noiva de Cristo?

Noiva de Cristo, devocional

wedding theme, holding hands newlyweds

Em muitas passagens bíblicas, encontramos a expressão “Noiva de Cristo”. Essa expressão é utilizada nos textos para se referir ao relacionamento de Cristo com a sua Igreja, o povo de Deus.

O significado de Noiva de Cristo quer dizer que Cristo e a Igreja mantém um relacionamento. E este relacionamento é um compromisso inviolável, assim como os noivos se comprometem ao seu casar.

Como noiva, a Igreja é amada por Cristo e protegida por ele. Da mesma forma, a noiva deve ser fiel a Cristo, não se contaminando com as coisas do mundo.

Por diversas vezes, este relacionamento foi marcado por grandes problemas, por conta da “infidelidade” do povo, que se voltava contra Deus para adorar a deuses estranhos. No entanto, o Noivo sempre permaneceu amando a Noiva e fiel a ela, reafirmando o seu compromisso.

Além disso, a expressão não é a única utilizada para se referir ao relacionamento de Cristo com o seu povo na Bíblia. Em muitas passagens, podemos observar que este relacionamento é comparado com um corpo, onde Cristo é a cabeça e a Igreja os membros.

Outras expressões também utilizadas são a do pastor e as ovelhas, bem como a da Videira e os ramos.

Referências Bíblicas – Noiva de Cristo:

João 3:27-30

“João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.
Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.
É necessário que ele cresça e que eu diminua.”

Apocalipse 22:17

“E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.”

Apocalipse 21:1,2

“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.”

[td_smart_list_end]

Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!

Deixe o seu comentário!

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade