Continua depois da publicidade

Respostas Bíblicas | O Que Significa Acepção de Pessoas?

Acepção de pessoas - Reprodução Canva

Acepção de pessoas - Reprodução Canva

Você sabe o que significa o termo “acepção de pessoas”? O termo aparece algumas vezes na Bíblia, inclusive no Antigo Testamento. Veja o texto em Deuteronômio:

“Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos.
A justiça, somente a justiça seguirás; para que vivas, e possuas em herança a terra que te dará o Senhor teu Deus.”
(Deuteronômio 16:19,20)

O que significa acepção de pessoas na Bíblia?

Acepção de pessoas significa tratar de forma desigual as pessoas, com favoritismo. Ou seja, agir em benefício de um, mas em prejuízo de outros.

No texto de Deuteronômio, o termo se refere exclusivamente sobre a forma de exercer o juízo. Os juízes deveriam julgar de forma imparcial, sem fazer diferença entre as pessoas por mero favoritismo.

No entanto, ele também se adéqua a qualquer forma de tratar diferente as pessoas, como aceitar subornos, ou mesmo menosprezar uma pessoa em favor de outra.

No Novo Testamento também temos exemplos de ensinamentos sobre o assunto. Veja o texto descrito em Thiago:

“Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje,
E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,
Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?”
(Tiago 2:1-4)

A Bíblia, claramente, condena a acepção de pessoas. Isso porque ela vai diretamente ao contra o mandamento de amar ao seu próximo como a ti mesmo.

Assim, como cristãos devemos tratar todas as pessoas com imparcialidade, amor e respeito. Assim, estaremos seguindo o exemplo de Cristo, que não fazia distinção entre as pessoas, mas a todos recebiam de braços abertos em amor.

Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!

Deixe o seu comentário!

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade