Continua depois da publicidade

Respostas Bíblicas | O Que a Bíblia Diz Sobre Rute?

Rute e Noemi, devocional

Originária de Moabe, Rute cresceu no planalto ao sul  do rio Arnom, numa nação que provavelmente era polígama e onde se adorava o falso deus Quemos. Então uma família de hebreus se mudou de Belém para Moabe e eram diferentes: a mãe, Noemi, era tratada com respeito por seu marido Elimeleque.

Rute, cuja mão foi pedida em casamento por Malom, um dos filhos dessa família, iniciou um relacionamento de aprendizado com sua sogra sábia e confiável, vindo a amar e a admirar Noemi.

Rute e sua cunhada, Orfa, ligaram-se afetivamente a ela e as três mulheres ficaram ainda mais unidas quando seus maridos morreram.

Porém, Noemi ficou sabendo que a fome em Belém havia passado e desejou voltar para casa. Então insistiu para que suas noras voltassem para as suas famílias de nascimento. Rute, porém, se apegou a Noemi.

Rute entendeu que a mudança para Belém significaria renunciar totalmente a sua herança cultural e passar o resto da vida como estrangeira. Por isso, seu voto a Noemi é uma das declarações de compromisso mais belas da história.

A chegada em Belém…

A chegada das duas mulheres em Belém marcou o início de uma nova vida para Rute, que passou a trabalhar nos campos de cevada de Boaz, um parente de Noemi, rebuscando as espigas deixadas pelos cantos para os pobres.

Seguindo o conselho sábio de sua sogra, a humilde Rute conquistou o respeito e, mais tarde, o amor do parente de Noemi, Boaz, que comprou a propriedade de Noemi e se casou com Rute, cumprindo o papel de resgatador.

Os ensinamentos da história…

Rute é lembrada como modelo de caráter feminino, dispondo-se alegre e confiantemente a romper com seu passado, tomando por base a revelação de Deus que havia aprendido com sua sogra afetuosa.

Deus usa a fidelidade de mulheres simples para cumprir seus planos extraordinários: proveu alimento para duas viúvas por meio do trabalho de Rute, proveu segurança à jovem viúva através de seu casamento com Boaz, proveu descendentes para Noemi por meio de Obede.

Por meio da moabita, D3eus também proveu um grande rei para Israel e até mesmo o Messias.

Referências Bíblicas:

Rute 1:16,17

“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”

Rute 4:9,10

“Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi, e de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas.”

Rute 4:13-16

“Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho. Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.
Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama.”

[td_smart_list_end]

Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!

Gostou da mensagem? Escreva nos comentários!

Este post foi modificado pela última vez em novembro 28, 2021 3:05 pm

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade