Miriã, uma criança inteligente, se tornou líder do povo de Israel juntamente com seus irmãos Arão e Moisés. Sua primeira aparição, cuidando do irmão menor junto ao rio Nilo, demonstra sua inteligencia aguçada.
Ao ficar sabendo da intenção da princesa egípcia de adotar o bebê, se ofereceu para procurar uma ama de leite para ele, permitindo, assim, que a mãe de Moisés, Joquebede, o criasse.
Aproximadamente 80 anos depois Deus libertou o seu povo da escravidão do Egito e, após o milagre da travessia do mar Vermelho por solo seco, Miriã liderou as mulheres dançando e cantando para louvar a Deus.
Está claro que Miriã possuía um dom natural para a liderança e foi considerada a mais notável de todas as mulheres hebreias, sendo talentosa também como musicista e profetisa.
Ela, sem dúvida, participava da mesa do conselho junto com seus irmãos e, sendo a irmã mais velha, pode ter agido como uma segunda mãe de Moisés. Não há evidências na Bíblia de que ela tenha se casado e, como mulher solteira, se comprometeu com a formação da nação de Israel e sua atuação parece ter sido fora do lar.
Essa mulher talentosa deixou uma advertência para toda líder. Somente Deus pode dar ou remover talentos e importância. Miriã desagradou a Deus ao desafiar a autoridade que Deus havia dado a Moisés, permitindo que o ciúme e a maldade lhe roubassem a oportunidade de realizações futuras.
Referências Bíblicas:
Êxodo 15:20
“Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.”
Êxodo 2:4-10
“E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.”
[td_smart_list_end]
Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!
Gostou da mensagem? Escreva nos comentários!
Este post foi modificado pela última vez em dezembro 5, 2021 6:03 pm