Continua depois da publicidade

Lições Práticas | O Que Aprendemos no Livro de Naum?

O livro de Naum retrata a seriedade do pecado na visão de Deus. Embora a sua misericórdia e paciência possam fazê-lo reter o seu julgamento por um tempo, Deus irá anunciar o dia do ajuste de contas.

Quando o julgamento justo de Deus é desencadeado, nenhum poder humano pode resistir sua força. Seu domínio se estende a tudo o que existe, e ele se assenta no trono como Juiz tanto sobre indivíduos quanto sobre nações.

Naum nos chama para uma séria auto-avaliação e nos adverte contra o sutil pecado de crer que a vida pode ser vivida longe da vontade e dos caminhos de Deus. Uma sincera auto-avaliação nos leva a um arrependimento sincero.

O uso e o abuso das outras pessoas são pecados aos olhos de Deus. A Assíria construiu um império através do saque e violação dos outros. Mas reinos pessoais ou de nações fundadas sobre o engano também são ofensivos ao Senhor e serão julgados por ele.

Uma vida de iniquidade conduzirá para o isolamento não somente de outras pessoas, mas também de Deus. O julgamento de Deus contra o ímpio é contraposto por sua misericórdia ao fiel. Ao arrogante, orgulhoso e rebelde ele traz condenação. Ao humilde, devoto e fiel ele leva conforto.

Referências Bíblicas:

Naum 1:2,3

“O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos.
O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.”

Naum 2:13

“Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor dos Exércitos, e queimarei na fumaça os teus carros, e a espada devorará os teus leõezinhos, e arrancarei da terra a tua presa, e não se ouvirá mais a voz dos teus mensageiros.”

Naum 3:19

“Não há cura para a tua ferida, a tua chaga é dolorosa. Todos os que ouvirem a tua fama baterão as palmas sobre ti; porque, sobre quem não passou continuamente a tua malícia?”

[td_smart_list_end]

Gostou das lições práticas de hoje? Escreva nos comentários!

Conheça outras lições práticas clicando aqui!

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade