Continua depois da publicidade

Lições Práticas | O que aprendemos no Livro de 1 Crônicas?

Aplicação pessoal de 1 Crônicas

Enquanto 1 e 2 Reis destacam o fato da responsabilidade humana, mostrando que o pecado leva à derrota, 1 Crônicas destaca a soberana libertação de Deus.

Os dois temas que aparecem associados em 1 Crônicas, encorajamento e exortação, ainda são elevantes em nossos dias. Deus tem sido fiel ao longo de toda a história em livrar aos que pedem a sua ajuda.

Crônicas narra de forma habilidosa a história de como Deus foi fiel à sua Palavra e guardou as promessas que tinha feito ao seu povo. Isso é uma grande fonte de encorajamento para os crentes de todas as épocas.

O nosso Deus é um Deus que faz promessas e as cumpre e, por isso, é digno de toda confiança. É, ainda, um Deus de esperança e os seus propósitos prevalecerão na vida do seu povo.

Ao mesmo tempo, o livro de 1 Crônicas também nos exorta a aprender a partir dos fracassos do povo de Deus no passado, para que não repitamos os mesmos erros.

Referências Bíblicas:

1 Crônicas 11:12-14

“E, depois dele Eleazar, filho de Dodó, o aoíta; ele estava entre os três poderosos.
Este esteve com Davi em Pas-Damim, quando os filisteus ali se ajuntaram à peleja, onde havia um pedaço de campo cheio de cevada; e o povo fugiu de diante dos filisteus.
E puseram-se no meio daquele campo, e o defenderam, e feriram os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.”

1 Crônicas 16:1-3

“Trouxeram, pois, a arca de Deus, e a puseram no meio da tenda que Davi lhe tinha armado; e ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos perante Deus.
E, acabando Davi de oferecer os holocaustos e sacrifícios pacíficos, abençoou o povo em nome do Senhor.
E repartiu a todos em Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um, um pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho.”

1 Crônicas 21:26-30

“Então Davi edificou ali um altar ao Senhor, e ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos; e invocou o Senhor, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto.
E o Senhor deu ordem ao anjo, e ele tornou a sua espada à bainha.
Vendo Davi, no mesmo tempo, que o Senhor lhe respondera na eira de Ornã, o jebuseu, sacrificou ali.
Porque o tabernáculo do Senhor, que Moisés fizera no deserto, e o altar do holocausto, estavam naquele tempo no alto de Gibeom.
E não podia Davi ir perante ele consultar a Deus; porque estava aterrorizado por causa da espada do anjo do Senhor.”

[td_smart_list_end]

Gostou das lições práticas de hoje? Escreva nos comentários!

Conheça outras lições práticas clicando aqui!

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade