Continua depois da publicidade

A História de Jonas: Uma Lição de Obediência e Misericórdia!

versículo bíblico Versículos de força em momentos difíceis Versículos sobre ser sábio versículos de motivação para não desistir romanos versículos bíblicos para reflexão devocional a viúva de Naim Deus quer te abençoar obediência, versículos sobre renúncia, história de Jonas versículos sobre dignidade, versículos sobre os frutos do espírito

Reprodução Pixabay

A história de Jonas é uma das mais conhecidas e fascinantes do Antigo Testamento. Jonas foi um profeta que recebeu de Deus a missão de pregar aos habitantes da cidade de Nínive, a capital do império assírio, que era inimiga de Israel.

Porém, ele não quis obedecer a Deus e tentou fugir em um navio para outra direção. No meio do caminho, uma grande tempestade se levantou e os marinheiros, assustados, lançaram sortes para descobrir quem era o culpado pelo perigo.

Então, a sorte caiu sobre Jonas, que confessou ter desobedecido a Deus e pediu para ser jogado ao mar. Os marinheiros relutaram, mas acabaram atendendo o pedido de Jonas, que foi engolido por um grande peixe.

A desobediência de Jonas

Jonas ficou três dias e três noites dentro do peixe, orando e arrependendo-se de sua rebeldia. Deus ouviu a sua oração e ordenou que o peixe vomitasse Jonas na praia. Então, Deus renovou o seu chamado para Jonas ir a Nínive e anunciar o seu juízo contra aquela cidade.

Desta vez, Jonas obedeceu e foi pregar aos ninivitas, dizendo que em quarenta dias a cidade seria destruída por causa de sua maldade. Para a surpresa de Jonas, os ninivitas creram na mensagem de Deus e se arrependeram de seus pecados, jejuando e vestindo-se de pano de saco.

Deus viu a sinceridade do arrependimento dos ninivitas e decidiu não enviar o castigo que havia anunciado.

O profeta queria a condenação do povo

Jonas, porém, ficou muito irritado com a misericórdia de Deus e reclamou que ele sabia que isso iria acontecer, pois Deus é bondoso e compassivo. Jonas saiu da cidade e se sentou debaixo de uma planta que Deus fez crescer para lhe dar sombra.

Mas no dia seguinte, Deus enviou um verme que matou a planta e fez Jonas sofrer com o calor. Ele ficou tão aborrecido que desejou morrer. Então Deus repreendeu Jonas por se importar mais com uma planta do que com uma cidade inteira de pessoas que não conheciam a Deus.

A história de Jonas nos ensina sobre o amor e a graça de Deus, que se estende até mesmo aos nossos inimigos. Também nos mostra que devemos obedecer à vontade de Deus e não aos nossos próprios interesses ou preconceitos.

Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1 Timóteo 2:4). Por isso, ele nos envia como seus mensageiros para levar as boas-novas do evangelho a todas as nações.

Gostou de conhecer a história de Jonas? Escreva nos comentários e compartilhe com os seus amigos!

Conheça outras histórias bíblicas clicando aqui!

Este post foi modificado pela última vez em novembro 6, 2023 4:44 pm

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade