Continua depois da publicidade

Devocional do Dia | A Abnegação de Jônatas!

Músicas gospel sobre amigos devocional

Devocional do Dia | A Abnegação de Jônatas!

Vendo, pois, Davi, que Saul saíra à busca da sua vida, permaneceu no deserto de Zife, num bosque.
Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi no bosque, e confortou a sua mão em Deus;
E disse-lhe: Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe.
E ambos fizeram aliança perante o Senhor; Davi ficou no bosque, e Jônatas voltou para a sua casa.

(1 Samuel 23:15-18)

Devocional

A Bíblia nos mostra que Jônatas era filho de Saul. Saul foi o primeiro rei de Israel, escolhido por Deus depois que o povo clamou por um rei.

Mesmo após se tornar rei, Saul foi rejeitado por Deus. Isso porque ele não ouviu as Palavras do Senhor e andou segundo a sua própria vontade. A desobediência de Saul o levou à rejeição.

Dessa forma, o Senhor ungiu Davi como rei de Israel. Mas Davi não se tornou rei logo após ser ungido. Muitos anos se passaram até isso acontecer.

Por lei, se Saul morresse ou fosse deposto do seu cargo, Jônatas era quem assumiria e se tornaria rei, por ser seu filho. No entanto, a Bíblia nos mostra que, desde a primeira vez que viu Davi, “a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma” (1 Samuel 18:1).

A Bíblia relata um linda história de amizade sincera entre Davi e Jônatas, filho de Saul. Reconhecendo a vontade de Deus, Jônatas deixou de reivindicar o seu direito de assumir o trono e reconheceu Davi como rei, aceitando o seu papel como segundo do rei.

Somente um coração sincero e uma amizade verdadeira seria capaz de tamanha obra, como fez Jônatas.

Todas as pessoas querem ter um amigo como Jônatas, que o amem, não o invejem e se alegre com suas conquistas. Mas antes de buscar alguém parecido com Jônatas, devemos nos esforçar para sermos como ele.

Quando formos amigos de verdade e nos alegrarmos com a conquista dos nossos irmãos, mesmo que para isso precisemos renunciar, com certeza, o Senhor nos recompensará.

Ore:

Senhor, obrigado pela tua Palavra que veio ao meu coração este dia. Meu desejo é ser fiel e verdadeiro com as pessoas que me rodeiam. Ensina-me e ajuda-me a permanecer em sinceridade e fidelidade aos meus amigos, mesmo que eu precise renunciar a mim mesmo para fazer a tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

Confira outros devocionais clicando aqui!

Essa palavra te abençoou? Escreva nos comentários e compartilhe com seus amigos!

Devocional

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade