(O amor a deus x o amor ao mundo)
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de deus permanece para sempre (1 João 2:15-17)
Quando a bíblia fala sobre não amar o mundo, o mundo a que se refere diz respeito ao pecado. Em suas palavras, João listou três características do amor ao mundo, a fim de explicar porque ele é incompatível com o amor de Deus: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.
A concupiscência da carne é o desejo por coisas carnais, como o desejo desenfreado por comida, bebida ou sexual. Isso se opõe ao amor de Deus, que busca primeiramente o desejo pelas coisas divinas.
A concupiscência dos olhos representa a ambição por tudo aquilo que se vê. Na maioria das vezes se caracteriza pela busca incansável por riquezas e posses. Isso contradiz os ensinamentos de Deus em buscar primeiramente o seu Reino e ajuntar tesouros nos céus, onde ninguém poderá roubar.
A soberba da vida corresponde à arrogância, à uma vida pensando apenas em si próprio e à realização de seus próprios desejos. O que difere dos ensinamentos da bíblia sobre viver uma vida humilde, de respeito, amor, e ajuda ao próximo.
Tenha em mente uma coisa: tudo passa, o mundo vai passar e os desejos carnais e mundanos passarão. Ajunte tesouro nos céus, busque o desejo pelo que é divino e viva em harmonia com seu próximo, pois essas coisas jamais passarão. Dessa forma, o amor de Deus estará em você.
Ore:
Senhor, perdoa-me pelas vezes que eu pequei e te esqueci pelas coisas do mundo. Ajuda-me a permanecer com os olhos voltados para ti. Livra-me da tentação. Em nome de Jesus. Amém.
Confira outros devocionais clicando aqui!
Essa palavra te abençoou? Escreva nos comentários!