Continua depois da publicidade

Respostas Bíblicas | Qual o significado do batismo?

O batismo foi citado pela primeira vez na bíblia através da vida de João Batista, que realizava o batismo com imersão nas águas do rio Jordão. Este tinha o significado de remissão dos pecados. Quando uma pessoa estava disposta a se arrepender dos seus maus caminhos e passar a seguir a Deus.

O batismo, simbolicamente, significa a morte de uma criatura para o surgimento de uma nova criatura em Deus. É a morte do antigo eu para uma nova vida ao lado de Cristo. Quando há a imersão do corpo em água, o velho eu é sepultado ali mesmo, enquanto um novo ser renasce ao emergir das águas.

O batismo possui um significado muito profundo, que vai além da decisão de seguir a Cristo. É o comunicado público da realização de uma aliança com Deus que não poderá ser rompida.

Referências Bíblicas:

Mateus 3:11

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.”

Mateus 28:19,20

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

Romanos 6:3,4

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”

Atos 2:38

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

[td_smart_list_end]

Confira outras respostas bíblicas clicando aqui!

Deixe seu comentário!

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade