Continua depois da publicidade

Respostas Bíblicas | O que é hermenêutica bíblica?

A hermenêutica bíblica é o estudo dos princípios e métodos de interpretação do texto bíblico. Timóteo 2:15 comanda os crentes a se envolverem na hermenêutica: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” O propósito da hermenêutica bíblica é nos ajudar a saber como interpretar, entender e aplicar a Bíblia corretamente.

A lei mais importante da hermenêutica bíblica

A lei mais importante da hermenêutica bíblica é que a Bíblia deve ser interpretada literalmente. Devemos entender a Bíblia em seu significado normal ou simples, a menos que a passagem obviamente tenha a intenção de ser simbólica ou se figuras de linguagem estiverem sendo empregadas.

A Bíblia diz o que quer dizer e quer dizer o que diz. Por exemplo, quando Jesus fala de ter alimentado “os cinco mil” em Marcos 8:19, a lei da hermenêutica diz que devemos entender cinco mil literalmente – havia uma multidão de cinco mil pessoas esfomeadas e que foram alimentadas com verdadeiros pães e peixes por um Salvador milagroso.

A hermenêutica bíblica nos mantém fiéis ao significado intencionado das Escrituras e longe de alegorizar versículos bíblicos que devem ser interpretados literalmente. Trata-se de encontrar a correta interpretação do texto inspirado. O seu propósito é nos proteger da má aplicação da Escritura ou de que qualquer outra concepção influencie a nossa compreensão da verdade. A Palavra de Deus é a verdade (João 17:17). Queremos ver a verdade, conhecer a verdade e viver a verdade da melhor forma possível.

Confira outras respostas bíblicas clicando aqui!

Deixe seu comentário!

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade