O que a Bíblia diz sobre o discipulado?
A transferência do manto de Elias (o profeta mais velho) para Eliseu (seu sucessor) descreve um relacionamento de discipulado. Nas Escrituras, aqueles que têm sabedoria e experiência as compartilham continuamente aos seus aprendizes.
Noemi ensinou à nora viúva moabita os detalhes complexos da lei judaica, de modo que Rute pôde se casar novamente e se tornar parte da linhagem do Messias. Mardoqueu orientou Ester em meio às intrigas da corte persa, de modo a salvar a vida do seu povo. O apóstolo Paulo deu conselhos sábios a Timóteo o Tito, visando o crescimento deles no ministério.
Segundo a Bíblia, os mais velhos recebem uma admoestação especial para cumprirem o papel de mentores. Em sua carta à Tito, Paulo instrui as mulheres mais velhas a ensinarem as mais jovens. Aquelas que se dedicam ao ensino individual podem ser chamadas de “mães espirituais”. Esse é um ministério muito importante para os mais jovens que estão iniciando o seu ministério.
Referências Bíblicas:
Tito 2:2,3
“Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;
As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem.”
Rute 4:13-15
“Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho.
Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.
Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.”
[td_smart_list_end]
Confira outras respostas bíblicas clicando aqui!
Deixe seu comentário!
Veja também: Conheça 10 versículos sobre discipulado!