O que a Bíblia diz sobre cura emocional?
As emoções são respostas espontâneas aos acontecimentos e são uma dádiva de Deus. Uma pessoa percebe um acontecimento de determinada maneira, suscitando uma emoção que produz uma dentre pelo menos três reações.
A pessoa pode permitir que a emoção se intensifique, tornando-se destrutiva para ela e para os outros. Pode negar a validade da emoção. Ou então direcionar a emoção de forma apropriada e saudável de acordo com a situação.
As emoções, em si mesmas, não são boas ou más. O problema é o tipo de pensamento e comportamento que elas produzem.
Uma vez que são espontâneas, as emoções não duram muito tempo a menos que sejam alimentadas pela mente e pela vontade. São como uma luz de aviso que serve para nos lembrar de reexaminar nossos pensamentos.
Assim, o apóstolo Paulo não condenou a ira, mas aconselhou os éfesos a tratarem dela sem demora. Combinada com a mágoa e a vergonha, a ira pode se transformar em amargura e proporcionar terreno fértil para outras tentações.
As Escrituras nos incentivam a identificar as nossas emoções e aprender a canalizá-las em comportamentos positivos. Quando memórias dolorosas surgem, podemos apresentá-las a Deus pedindo cura emocional e restauração, permitindo que ele remova qualquer vergonha que tenha sido associada a essas lembranças.
Referências Bíblicas:
Efésios 4:26,27
“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.”
Hebreus 12:15
“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.”
Salmos 77:1-6
“Clamei a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos.
No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.
Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.)
Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar.
Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos.
De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou.”
[td_smart_list_end]
Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!
Deixe o seu comentário!
Este post foi modificado pela última vez em maio 5, 2022 12:16 pm