Autoestima: um ser saudável!
A autoestima é o modo como cada indivíduo se valoriza. A baixa autoestima (sentimentos ruins e que a condenam) são pesos que mantém os cristãos sob condenação e os tornam menos do que aquilo que Deus tem para eles. Os cristãos devem combater esses sentimentos de inferioridade.
A autoestima adequada para um seguidor de Cristo é uma questão de conhecer a si mesmo e confrontar sua humanidade, incluindo a tendência ao pecado. É também uma questão de aceitar a obra de Jesus na cruz (a graça que cobre uma multidão de pecados).
O processo de compreensão do cuidado infinito de Deis por alguém, com suas forças e fraquezas únicas, dá perspectiva à autoestima. O Salmo 39 expressa a maravilha de ser criado por Deus de forma única e o profundo cuidado de sua presença em todo tempo. Carinhosamente, Jesus descreve seu amor por seus filhos.
Conheça alguns pré-requisitos de uma autoestima saudável:
- Reconhece a necessidade de um salvador;
- Aceita estar “no Amado”;
- Avança no Plano d Deus para a sua vida;
- Tem uma visão realista de si mesmo;
- Evita se comparar com outras pessoas.
Conheça as características de uma pessoa que possui uma autoestima saldável:
- Descansa sob a “propriedade” de Deus;
- Submete-se a ser criação de Deus;
- Aprecia a diferença de outras pessoas;
- Dispõe-se a correr riscos, dar passos de fé;
- Estabelece bons relacionamentos com outras pessoas.
Deus te vê diferente
Deus não atribui valor ao ser humano como nós fazemos. Ele olha para o coração, enquanto temos a tendência de olhar apenas para a aparência exterior. O segredo de uma autoestima saudável é reconhecer que nosso ser deve ser visto como criado para a glória de Deus.
Devemos estar dispostos a transformar fraquezas em forças quando possível. E quando não for, devemos procurar oportunidades para que Deus seja glorificado até mesmo em nossos fracassos e sofrimentos. Deus não comete erros e continua a realizar a sua obra em nós, à medida que continua a nos aperfeiçoar e edificar.
Referências Bíblicas:
Efésios 1:6
“Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.”
2 Coríntios 10:12
“Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento.”
Efésios 2:10
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”
1 Coríntios 12:21-24
“E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela.”
[td_smart_list_end]
Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!
Gostou da mensagem? Escreva nos comentários!
Este post foi modificado pela última vez em agosto 16, 2021 4:30 pm