Continua depois da publicidade

Respostas Bíblicas | O que a bíblia diz sobre a inveja?

People on the picnic

A inveja começa quando o contentamento dá lugar à consciência das vantagens que outros desfrutam e à determinação de obter essas vantagens, seja status social, bens materiais ou elogios. O invejoso nunca está satisfeito com o que possui, por mais que tenha muitas posses, pois está mais preocupado em alcançar aquilo que o outro possui.

O que a bíblia diz sobre a inveja?

Desejar aquilo que os outros têm se tornou uma parte de nossa cultura abundante em bens e materiais, na qual predomina a ideia de que a vida deve sempre caminhar para algo melhor, mais fácil e mais opulento. Porém, a bíblia nos adverte:

Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Então não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. (Tiago 3:14-16)

A inveja coexiste com “toda maldade” e faz parte de comportamentos que são condenáveis para Deus, como a contenda, o egoísmo, a hipocrisia e a difamação. Quando temos inveja, deixamos de crer que Deus sabe o que é melhor e suprirá nossas necessidades.

Como escapar da inveja?

Só é possível escapar desse sentimento maligno ao entregar todos os seus desejos a Deus para que ele os satisfaça no seu devido tempo e através dos seus meios. Quando fazemos isto, descobrimos que o amor de Deus transforma as nossas emoções.

O contentamento com aquilo que temos e com as circunstâncias em que nos encontramos toma o lugar da inveja. Assim, adquirimos uma perspectiva mais ampla daquilo que é, verdadeiramente, importante.

Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!

Gostou da mensagem? Escreva nos comentários!

Este post foi modificado pela última vez em junho 22, 2020 11:57 am

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade