Continua depois da publicidade

Respostas Bíblicas: O Que a Bíblia Diz Sobre a Fofoca?

Para quase todos nós a fofoca não é novidade. Já ouvimos, espalhamos e fomos vítimas dela. Os boatos são perigosos, pois as pessoas não se sentem responsáveis por aquilo que simplesmente passam adiante, tornando a prestação de contas e o controle dos estragos muito mais difícil.

A fofoca varia desde conversas de natureza pessoal, sensacionalista e íntima, até declarações que difamam e prejudicam a reputação ou o bem estar de uma pessoa. Muitas vezes, as nossas conversas são repletas de julgamentos.

O Senhor coloca os fofoqueiros na mesma lista dos pérfidos, ímpios, homicidas e os aborrecidos de Deus. E a Bíblia deixa claro os estragos e as consequências da fofoca e da maledicência.

A ire de Deus pode ser provocada não apenas por mentiras, mas também pelo relato de fatos parcial ou inteiramente falsos. Compartilhar qualquer coisa sobre uma pessoa que não ajude e nem edifique pode ser considerado fofoca.

deus tem seus próprios planos para lidar com alguém em pecado. Se estamos preocupados com a situação eterna de uma pessoa que pecou, devemos nos dirigir diretamente a ela, a fim de começar um processo paciente de restaurá-la a Deus.

Ouvir fofoca é tão errado quanto espalhar comentários prejudiciais. A pessoa espiritualmente madura controla a sua língua. A fofoca e a maledicência são instrumentos de Satanás.

Ao falar sobre o tipo de vida santa que as mulheres maduras devem ensinar às mais jovens, Paulo inclui uma advertência sobre a maledicência e admoesta as mulheres a não acusarem outras, refreando-se, portanto de agir de forma diabólica em seus relacionamentos.

Não há espada mais afiada do que palavras maldosas. A fofoca nunca é um ato de bondade, pois ela deprecia a pessoa sobre a qual estamos falando, degrada qualquer cristão que se dispõe a fazer tal coisa e serve de tentação e laço para qualquer ouvinte que participa desse ato insensível.

Referências Bíblicas:

Romanos 1:29-32

“Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.”

Provérbios 11:13

“O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.”

Mateus 18:15

“Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão.”

Gálatas 6:1

“Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.”

Tiago 1:26

“Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.”

Êxodo 20:16

“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”

[td_smart_list_end]

Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!

Deixe o seu comentário!

Este post foi modificado pela última vez em janeiro 24, 2022 1:44 pm

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade