Continua depois da publicidade

Respostas Bíblicas | O Que a Bíblia diz a respeito da Trindade?

A Trindade é um dos maiores mistérios teológicos. Há alguns que pensam que, por acreditarmos no monoteísmo – um só Deus -, nós não podemos acreditar no conceito da Trindade. Entretanto, a Bíblia ensina que Deus consiste em três Pessoas divinas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, cada qual inteiramente Deus, cada um demonstrando inteiramente a natureza divina.

O Pai é a fonte da Trindade, o Criador, o primeiro. Ele é o pensamento primeiro, o conceito de tudo o que foi e será criado. O Filho é a expressão de Deus – o filho unigênito no pai – e ele mesmo é Deus. Mais adiante, como Deus encarnado, ele revela o Pai para nós.

O Filho de Deus é tanto o agente da criação como o único Redentor da raça humana. O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, procede do pai, e é adorado e glorificado junto com o Pai e o Filho. Ele inspirou as Escrituras, dá poder aos filhos de Deus e convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

A Trindade Eterna

Todas as pessoas da Trindade são eternas. O Pai existe e sempre existiu. Com ele, sempre existiu a sua expressão, o Filho. O Pai sempre amou o filho, e o filho sempre serviu ao Pai. Daquele relacionamento de amor, existe o Espírito de Deus, que é eterno e sempre existiu.

O Pai não existiu primeiro, depois o Filho e nem ainda o Espírito Santo. Os três existiam antes mesmo que qualquer coisa pudesse vir a ser criada. A existência da Trindade é um mistério que sabemos que um dia nós iremos entender claramente.

Referências Bíblicas:

Lucas 3:21,22

“E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;
E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.”

João 5:17

“E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.”

João 16:7-11

“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.”

[td_smart_list_end]

Confira outras respostas bíblicas clicando aqui!

Deixe seu comentário!

Este post foi modificado pela última vez em junho 27, 2021 3:42 pm

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.

Ver comentários (1)

  • Trindade – A crença na Trindade é o fundamento da fé cristã. Muito resumidamente, explica-se a Trindade como fé dos cristãos em um só Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Essa é a base do monoteísmo cristão, que se fundamenta na explicação de que Deus é “um só Deus em três pessoas distintas numa única substância” .

    (Concílio de Nicéia, ano 325, e de Constantinopla, 381).

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade