Seguir Jesus é a própria definição de comprometimento. E comprometimento exige uma escolha. Jesus não perdeu tempo para chegar ao coração do comprimento: os discípulos estariam comprometidos com ele e negariam os seus próprios desejos. Ou eles estariam determinados a seguir os seus próprios caminhos e negariam a Jesus.
A escolha do “comprometer-se” é a mesma para todos os crentes: ou negamos a nós mesmo ou negamos a Ele. Seguimos o caminho de Cristo ou perseguimos a nós mesmos.
Seguir a Jesus é andar com Ele
Falar sobre Cristo não teria sentido sem andar com Ele. Os discípulos deveriam pegar as suas cruzes. Carregar uma cruz era uma declaração pública da autoridade de Roma. Jesus os desafiou a, voluntariamente, se colocar sob a autoridade de Deus, fazendo a sua vontade.
Comprometimento = ação
Comprometimento exige ação. Ele não pode ser separado da responsabilidade. O comprometimento estende-se além do nosso relacionamento com o Pai, mas também para outras áreas da nossa vida.
Como o exemplo de Rute e Noemi. As palavras ditas entre elas não superaram o tamanho comprometimento demonstrado através das ações uma para com a outra.
Comprometimento limita escolhas
O comprometimento limita escolhas, pois e exclusivo. Por exemplo: no matrimônio, o plano de Deus é que um homem e uma mulher se comprometam um com o outro exclusiva e permanentemente.
Jesus demonstrou, no jardim do Getsêmani, que a vontade do Pai sempre tem precedência sobre a sua. No dia seguinte, ele apanhou a cruz, demonstrando que iria fazer a vontade do Pai, da maneira no Pai.
Comprometimento constrói a fé
Comprometimento constrói a fé e desenvolve o caráter. É uma disciplina espiritual e um projeto de vida que requer tempo, trabalho e determinação.
Seguir a Cristo requer que você esteja completamente comprometido com Ele e decidido a obedecer a sua vontade.
Referências Bíblicas:
Rute 1:16,17
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Mateus 10:32-37
“Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.
Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.”
Mateus 16:24
“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.”
[td_smart_list_end]
Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!
Deixe o seu comentário!
Este post foi modificado pela última vez em outubro 10, 2021 4:48 pm