Os 10 mandamentos são um conjunto de leis morais e religiosas que Deus deu a Moisés no monte Sinai, depois que o povo de Israel saiu da escravidão no Egito.
Eles são a base da aliança entre Deus e seu povo escolhido, e também servem como um guia para a vida ética e espiritual dos cristãos.
Os 10 mandamentos
Os 10 mandamentos estão registrados na Bíblia, nos livros de Êxodo 20:1-17 e Deuteronômio 5:6-21. Eles são:
- Não terás outros deuses diante de mim.
- Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
- Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
- Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
- Não matarás.
- Não adulterarás.
- Não furtarás.
- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
- Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Um guia para a vida ética e cristã
Os 10 mandamentos são um resumo dos princípios morais que Deus revelou ao longo da história da salvação. Eles expressam a vontade de Deus para a felicidade do ser humano e para a sua comunhão com Ele.
Além disso, eles também mostram a nossa necessidade de graça e de perdão, pois somos incapazes de cumprir perfeitamente a lei de Deus por nossas próprias forças.
Os 10 mandamentos não são apenas regras externas que nos limitam ou nos impedem de fazer o que queremos. Eles são um caminho de amor e de liberdade, pois nos ensinam a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Eles nos protegem do mal e nos conduzem à verdadeira felicidade.
Veja também: Respostas Bíblicas | O Que Significa Ser a Luz do Mundo?
Este post foi modificado pela última vez em novembro 9, 2023 1:00 am