Continua depois da publicidade

Lições Práticas | O Que Aprendemos no Livro de Obadias?

Devocional

O Livro de Obadias fala sobre a questão do relacionamento com bastante vigor. É muito fácil aqueles que conhecemos bem se tornarem alvos dos nossos ressentimentos mais amargos.

Logicamente, Edom deveria ter ficado ao lado de Judá, contra a Babilônia, mas anos de ódio fizeram com que as emoções anulassem o bom senso. Esses relacionamentos feridos podem resultar em uma arrogância pessoal que nos impedem de ver o erro dos nossos próprios caminhos.

O Livro de Obadias nos chama para confrontar o incrível custo da arrogância e perceber que a importância de preservar o nosso orgulho cai no esquecimento, quando temos que confrontar face a face com um Deus irado e tentar justificar a nossa arrogância.

O Livro nos chama para nos arrependermos de nosso orgulho, buscar reconciliação nos relacionamentos destruídos e modelar um estilo de vida de perdão.

Referências Bíblicas:

Obadias 1:3,4

“A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra?
Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor.”

Obadias 1:12-15

“Mas tu não devias olhar com prazer para o dia de teu irmão, no dia do seu infortúnio; nem alegrar-te sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem alargar a tua boca, no dia da angústia;
Nem entrar pela porta do meu povo, no dia da sua calamidade; sim, tu não devias olhar satisfeito o seu mal, no dia da sua calamidade; nem lançar mão dos seus bens, no dia da sua calamidade;
Nem parar nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem; nem entregar os que lhe restassem, no dia da angústia.
Porque o dia do Senhor está perto, sobre todos os gentios; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua recompensa voltará sobre a tua cabeça.”

Mateus 5:21-24

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.”

[td_smart_list_end]

Gostou das lições práticas de hoje? Escreva nos comentários!

Conheça outras lições práticas clicando aqui!

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade