Continua depois da publicidade

Lições Práticas | O Que Aprendemos No Livro de Ester?

devocional versículos sobre embaixadores de Cristo

O Livro de Ester é um estudo da sobrevivência do povo de Deus em meio à hostilidade. Hamã, o homem mais importante depois do rei, deseja a aniquilação dos judeus. Ele manipula o rei para que execute os judeus.

Ester é introduzida em cena e Deus faz uso dela para salvar seu povo. Hamã é enforcado. Por sua vez, Mardoqueu, líder dos judeus no Império Persa, se torna primeiro-ministro. A Festa de Purim é instituída para marcar a libertação dos judeus.

Propósitos…

Um dos principais propósitos do Livro de Ester é proporcionar-nos, através da vida de Ester e Mardoqueu, um exemplo clássico de trabalho em equipe bem sucedido. O relacionamento entre ambos retrata claramente a unidade que o Senhor Jesus pediu que os seus discípulos adquirissem.

O sucesso de suas atribuições pessoais, inclusive sua própria sobrevivência, dependia inteiramente de sua unidade.

O Livro de Ester também mostra que Deus destroi aqueles que tentam prejudicar o seu povo. Com isso, somos lembrados que Deus é fiel para destruir o Diabo e que os propósitos soberanos dele finalmente prevalecem.

Referências Bíblicas:

Ester 3:8-11

“E Hamã disse ao rei Assuero: Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo, cujas leis são diferentes das leis de todos os povos, e que não cumpre as leis do rei; por isso não convém ao rei deixá-lo ficar.
Se bem parecer ao rei, decrete-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei.
Então tirou o rei o anel da sua mão, e o deu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, adversário dos judeus.
E disse o rei a Hamã: Essa prata te é dada como também esse povo, para fazeres dele o que bem parecer aos teus olhos.”

Ester 7:3-6

“Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu desejo.
Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem, e aniquilarem de vez; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia; ainda que o opressor não poderia ter compensado a perda do rei.
Então falou o rei Assuero, e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse, cujo coração o instigou a assim fazer?
E disse Ester: O homem, o opressor, e o inimigo, é este mau Hamã. Então Hamã se perturbou perante o rei e a rainha.”

João 17:21-23

“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.”

[td_smart_list_end]

Gostou das lições práticas de hoje? Escreva nos comentários!

Conheça outras lições práticas clicando aqui!

Este post foi modificado pela última vez em novembro 7, 2021 3:10 pm

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade