Continua depois da publicidade

Lições Práticas | O que aprendemos com o Livro de 1 Samuel?

versículos sobre imoralidade

No Livro de 1 Samuel fica claro que Deus age na história. Até mesmo as situações de maior rebeldia e pecaminosidade podem ser usadas por ele para executar o seu plano divino. A corrupção dos filhos de Eli e a sua falta de vontade de lidar com eles transformam-se no ambiente em que o pequeno Samuel é preparado para o ministério.

A rejeição de Deus e a exigência de um rei por Israel tornam-se a base para o estabelecimento de uma linhagem real terrena que propiciará a entrada de Deus na história humana através da pessoa do Messias.

Finalmente, Saul, que teve um começo tão maravilhoso, termina a sua vida em tragédia e suicídio. Então, por causa da insanidade de Saul, Dai é trazido do curral de ovelhas para as cortes do rei. O ciúme insensato de Saul e a sua furiosa perseguição a Davi fornecem o pano de fundo em que chega ao trono o maior rei de Israel, “um homem segundo o coração de Deus”.

Observe que não é apenas nos grandes momentos da história que a mão de Deus é óbvia. As seguintes lições também são evidentes em 1 Samuel:

  • Deus intervém na dor e miséria de Ana para dar a ela não um filho apenas, mas três filhos e duas filhas.;
  • Embora o homem valorize a aparência externa, Deus olha o coração;
  • Obediência é melhor do que sacrifício, indicando que Deus se preocupa tanto com o coração do homem quanto com as suas ações;
  • Deus não poupa nem mesmo aqueles que, estando em alta posição, pecam, mas continua sendo um Deus de paciência e perdão.

Referências Bíblicas:

1 Samuel 2:21

“Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.”

1 Samuel 16:7

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”

1 Samuel 15:22,23

“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”

[td_smart_list_end]

Gostou das lições práticas de hoje? Escreva nos comentários!

Conheça outras lições práticas clicando aqui!

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade