Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente; Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal. Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
"Obedecer é melhor do que sacrificar". Esta é uma afirmação muito conhecida no meio cristão. Ela foi proferida por Samuel em conversa com Saul, quando ele ainda era rei. O que aprendemos com isso?
Primeiro vamos entender a história. Deus instituiu Saul como rei de Israel, pois o povo clamou por um rei. Certo dia, Deus mandou que Saul fosse até os Amalequitas e matassem a todos, homens, mulheres, crianças e até os animas. Deus ordenou a Saul que não deixasse nada vivo ou em pé do povo amalequita, pois eles afligiam o povo de Deus.
Então Saul, após ouvir a voz de Deus, juntou o seu exército e foi de encontro aos amalequitas para destrui-los, segundo a palavra de Deus. Chegando lá, ele viu que haviam muitos animais gordos e de boa qualidade. Então, matou todas as pessoas, mas o melhor dos animais tomou para si, além de deixar o rei dos Amalequitas vivo. Então trouxe todos que permaneceram para Israel.
Quando Saul voltou da peleja, encontrou Samuel. Samuel já tinha sido avisado por Deus que Saul não cumpriu a sua vontade e que Deus o havia rejeitado. Quando Saul o encontrou, estava alegre dizendo que tinha cumprindo a Palavra de Deus e ainda trazido o melhor dos animais para sacrificar ao Senhor.
Saul não entendeu a mensagem de Deus de forma correta. Deus mandou que ele destruísse aquela cidade, independente de suas riquezas. Mas Saul quis fazer a sua própria vontade. Ele pensou que agradaria a Deus se trouxessem os melhores animais dos Amalequitas para sacrifício.
Devemos ter Saul como um exemplo a não ser seguido. Ao ouvir a voz de Deus, devemos estar atentos para entender completamente a mensagem que ele nos diz. Saul pensava estar fazendo certo sacrificando ao Senhor. Mas ele errou porque não se atentou completamente para entender a mensagem de Deus.
Por isso, é necessário estarmos sempre atentos ao que o Senhor nos diz. Pois vale muito mais a obediência do que os sacrifícios. Para isso, devemos pedir discernimento para compreender o que ele realmente quer de nós.
Senhor, obrigado pela tua Palavra neste dia. Ajuda-me a ouvir a tua voz com exatidão, pois desejo fazer a tua vontade da forma correta. Que os meus caminhos e as minhas decisões sejam sempre direcionados por ti. Dá-me discernimento da tua Palavra para que eu possa entender completamente o que o Senhor deseja de mim. Em nome de Jesus. Amém.