Ilustração do Dia: De Olhos Fechados!
A ilustração de hoje fala sobre o ensino com amor. A correção e o ensino com sabedoria pode transformar a vida de alguém.
Ilustração: De Olhos Fechados!
Um jovem depara-se com um senhor idoso e lhe indaga:
— O senhor se lembra de mim? E o idoso responde: NÃO.
Então, o jovem menciona que fora seu aluno. E o professor pergunta:
— O que você está fazendo? Qual é a sua ocupação atual?
O jovem responde:
— Bem, eu me tornei professor.
— Ah, que bom, assim como eu? Indaga o idoso.
— Sim, exatamente. Na verdade, eu decidi seguir a carreira de professor porque você me inspirou a ser como você.
Curioso, o idoso pergunta ao jovem em qual momento exato ocorreu essa inspiração para se tornar professor. E o jovem relata a seguinte história:
— Certo dia, um amigo meu, também estudante, chegou com um relógio novo e bonito, e eu decidi que eu o queria para mim, então o roubei, retirei-o do bolso dele.
Logo em seguida, meu amigo percebeu o roubo e imediatamente reclamou com você, nosso professor. Então, você interrompeu a aula e disse: O relógio de um aluno desta sala foi roubado durante a aula de hoje. Quem o roubou, por favor, devolva-o.
— Eu não devolvi, pois não queria fazê-lo. Então você fechou a porta e solicitou que todos nós nos levantássemos para que pudesse vasculhar nossos bolsos até encontrar o relógio. Contudo, pediu-nos para fecharmos os olhos, pois só iria procurar se todos estivessem com os olhos fechados. Cumprimos a sua solicitação, e você foi de bolso em bolso, e quando chegou ao meu, encontrou o relógio e o retirou.
Você continuou a revistar os bolsos de todos, e quando terminou, disse:
“— Podem abrir os olhos. O relógio já foi devolvido.”
— Você não me disse nada e jamais mencionou o incidente. Nunca revelou quem foi o responsável pelo roubo do relógio. Naquele dia, você salvou minha dignidade para sempre. Foi o dia mais vergonhoso da minha vida. Porém, também foi o dia em que minha dignidade foi preservada, impedindo-me de me tornar um ladrão, uma pessoa má, entre outras coisas. Você nunca me repreendeu ou chamou minha atenção, mas a mensagem foi claramente compreendida. E, graças a você, entendi que é isso que um verdadeiro educador deve fazer. Você se recorda desse episódio, professor?
E o professor responde:
— Lembro-me da situação, do relógio roubado, da busca em todos os bolsos, mas não me recordo de você, pois eu também fechei os olhos enquanto procurava.
Autor desconhecido.
Lição que aprendemos:
O verdadeiro professor ensina com amor e corrige com sabedoria. Para fazer o aluno aprender a lição, o professor usou de sabedoria para ele entender o quão vergonhoso foi roubar o relógio.
Assim também devemos ensinar aqueles que nos são subordinados, como filhos e alunos. Não é preciso humilhar para ensinar e transformar a vida de uma pessoa.
“Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.”
(Provérbios 31:26)
Confira outras ilustrações clicando aqui!
Gostou da ilustração do dia? Escreva nos comentários!