Continua depois da publicidade

Devocional do Dia | O Bom Samaritano!

O bom samaritano amor incondicional, devocional / devocional - Reprodução Pixabay

O bom samaritano - Reprodução Pixabay

Devocional do Dia | O Bom Samaritano!

E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?

(Lucas 10:25-29)

Devocional

Jesus ensinava sobre o amor ao próximo quando foi questionado sobre quem era o nosso próximo. Um doutor da lei tentava envergonhá-lo, mas como resposta ele contou a história do bom samaritano.

De acordo com a parábola, um homem estava viajando de Jerusalém para Jericó, quando foi atacado por ladrões que o roubaram e o deixaram ferido na estrada. Um sacerdote e um levita, que eram líderes religiosos, passaram por ele, mas não o ajudaram. Eles preferiram ignorar o homem e seguir seu caminho.

Mas um samaritano, que era de uma nação inimiga dos judeus, viu o homem e teve compaixão dele. Ele cuidou dos seus ferimentos, colocou-o no seu animal e o levou para uma hospedaria, onde pagou para que ele fosse bem tratado.

Jesus contou essa história para mostrar que o próximo é qualquer pessoa que precisa de ajuda, não importa quem seja. Ele também mostrou que o amor ao próximo se expressa em ações concretas, não apenas em palavras.

O amor ao próximo é um reflexo do amor a Deus. Jesus contou essa parábola, a fim de mostrar que o mandamento de amar a Deus de todo o coração está ligado ao mandamento de amar o próximo como a si mesmo.

Dessa maneira, não podemos dizer que amamos a Deus se não amamos as pessoas que Ele criou.

Ore:

Senhor, ajuda-me a amar os meus irmãos como a mim mesmo. Sei que não posso dizer que o amo, a quem não vejo, se não conseguir amar ao meu irmão. Por isso, desejo estar sempre disposto a ajudá-los em suas necessidades. Dá-me discernimento e visão para saber quando é necessário estender a mão em amor, em ações e oração. Em nome de Jesus. Amém.

Confira outros devocionais clicando aqui!

Essa palavra te abençoou? Escreva nos comentários e compartilhe com seus amigos!

Devocional / Devocional

Este post foi modificado pela última vez em junho 30, 2023 9:49 pm

Continua depois da publicidade
Gabriele de Paula: Estudante de Administração de Empresas, 24 anos. Redatora oficial do site Somos de Cristo. Ama escrever e é apaixonada por Cristo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade