Além da leitura diária, é importante se disciplinar para estudar as Escrituras mais a fundo. Essa atitude nos levará a um patamar além do que a leitura superficial da bíblia, nos permitindo explorar profundamente a Palavra de Deus.

Conheça 4 maneiras de estudar a bíblia:

1Pesquisa de palavras e temas

Esta abordagem começa com a pergunta: “O que a bíblia diz sobre…?” A palavra ou tema escolhido será o assunto do seu estudo! Use uma concordância para encontrar várias referências de Gênesis a Apocalipse. Com papel e lápis na mão, leia as referências e anote algumas palavras para resumir o que lhe parecer ser o significado prático ou a aplicação da passagem para a sua vida. Consulte passagens tanto no Novo quanto no Antigo Testamento. Pesquisas de palavras e temas podem resultar em excelentes estudos devocionais para compartilhar com outras pessoas, pois revelam a natureza de Deus e o seu pensamento sobre uma ampla gama de problemas e questões.

2Estudo de jornadas

A bíblia conta várias histórias de jornadas – tanto de indivíduos quanto do povo de Deus. Um estudo dessas jornadas pode nos ajudar a ver algumas realidades: a vida transcorre em estágios, as situações mudam e nenhuma circunstância dura para sempre. A vida possui momentos bons e momentos difíceis. Talvez você se interesse em estudar a jornada destes homens e mulheres: Abraão e Sara, José, os filhos de Israel ao saírem do Egito, Davi, Paulo e, sem dúvida, Jesus. Estudar as jornadas de personagens bíblicos pode nos ajudar a entender que a vida física está sempre em movimento e progressão.

Veja Também!  Devocional do Dia | Confiança em Deus

3Estudo de crescimento

Em estudos desse tipo, o objetivo é o crescimento de nossa vida espiritual. A vida cristã deve ter um movimento ascendente, de modo a crescermos cada vez mais à semelhança de Cristo, nos aproximarmos mais de Deus e nos levarmos em espírito. Algumas passagens bastante conhecidas podem ser lidas de uma forma progressiva que revela o crescimento rumo à maturidade espiritual. Alguns exemplos são as bem-avesturanças do Sermão no Monte (Mateus 5:3-12), os Salmos 22-24 (que nos ajuda a entender o papel de Jesus como nosso Pastor), Efésios 3:14-19 (uma progressão espiritual para aqueles que oram com ousadia e confiança) e 1 Tessalonicenses 5:16-18 (para aqueles que estão vivendo à espera do Dia do Senhor). Ao realizar esses estudos, leia a passagem toda antes de analisar as partes. Procure ligações claras entre os versículos, cuidando para não criar ligações inexistentes; avalie seu crescimento, lembrando-se que os versículos ou passagens do seu estudo devem aproximar voc~e cada vez mais de Jesus.

Veja Também!  Conheça as verdades reveladas no Livro de 1 Reis!

4Estudo de símbolos

A Bíblia apresenta números, cores e objetos tangíveis que são usados de forma simbólica em várias passagens das Escrituras. Em muitos casos, a compreensão do símbolo é a chave para entendermos uma história ou lição inteira da Bíblia. Dentre os símbolos que constituem temas interessantes para estudo, temos o ouro e a prata, madeira, coroas, selos, pedra em contraste com pó. Outros livros proveitosos de objetos e situações simbólicas podem ter como assunto a Arca da Aliança, a arca de Noé, o muro de Jerusalém no livro de Neemias e a cova dos leões no livro de Daniel.

Quanto mais você ler e estudar a bíblia, mais terá vontade de lê-la e estudá-la. Uma vida inteira é pouco tempo para explorar todas as riquezas espirituais. Comece lendo hoje, e continue dia após dia.

Confira outras Respostas Bíblicas clicando aqui!

Gostou da mensagem? Escreva nos comentários!

 
Siga o Somos de Cristo também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
Veja Também!  Conheça as Verdades Reveladas no Livro de Levítico!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here